Meu nome é Roniel Sampaio Silva. Nasci em Teresina-PI. Vim de um local cujas oportunidades eram extremamente escassas e a vida muito sofrida. Minha mãe, solteira e empregada doméstica teve muita dificuldade para me criar e me proporcionar as condições mínimas de vida.

Estudei a vida inteira em escola pública e ingressei no CEFET-PI em 2002. A instituição passava por momentos difíceis e a partir de Lula começou a melhorar. Sempre dependemos do bolsa família, como o valor era muito baixo precisava eu trababalhar de estagiário na própria instituição para custear o transporte até a escola.

Em 2005 ingressei na UFPI no curso de Ciências Sociais e tive uma maravilhosa experiência de crescimento pessoal e institucional, que só ocorreu graças às políticas de permanência da universidade. Por isso, acabei passando por vários programas do Governo Federal que antes não existiam. Participei do PIBIC, “Conexão de saberes”, “PIBID etc.

Assim que me formei, passei num concurso do Instituto Federal e logo ingressei logo no Mestrado em Educação. Como professor lecionei, pesquisei, coordenei e participei de vários projetos. Como resultado da minha competência, junto com meu amigo Cristiano Bodart, venci vários prêmios internacionais e nacionais. Com um tempo, me tornei redator de um grande blog referência em sociologia, desenvolvo tecnologias educacionais e estou envolvido em tantos outros projetos. Tornei-me uma grande referência no minha área e no meu trabalho.

Embora eu reconheça que é necessário muitos avanços hoje, vivi uma época em que um nordestino sem pai e filho de empregada doméstica de pouco estudo teria um destino cruel e degradante. Todavia, graças a todos esses programas que mencionei e ao meu esforço hoje sou uma pessoa reconhecidamente competente e bem sucedida.

Obrigado pelas oportunidades nesses anos todos. Seria uma incoerência eu não votar no PT depois de tudo que o governo proporcionou a mim.

Para além das estatísticas, sou prova viva da substantiva melhora nos indicadores sociais os quais mudam definitivamente o rumo da vida das pessoas.

Por isso, voto Dilma Rousseff! Voto 13!
Voto para que eu deixe cada vez mais de ser exceção pra virar regra. Não vou negar minha origem social porque cheguei aqui e quero que outras pessoas tenham as mesmas oportunidades. O meu esforço foi muito grande, mas certamente sem políticas públicas adequadas talvez mesmo com todo meu esforço eu nem chegaria nem na metade do caminho.

Roniel Sampaio Silva, Sociólogo, Professor e Mestrando em Educação.

É docente do Instituto Federal do Piauí IFPI Campus Floriano, Graduado em Ciências sociais e Mestrando em Educação. Em 2013 conquistou o Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação e Cultura. Desenvolve projetos educacionais utilizando software livre e faz parte da Comissão de Inovação do Campus Floriano. Atualmente desenvolve pesquisa nas área de educação e mundo do trabalho, com ênfase em sociologia da educação.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Pink Floyd e o enigma Publius

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Morre Pedro Paulo Filho