O último censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apurou que existem aproximadamente 5 milhões e 500 mil brasileiros diagnosticados com osteoporose. A doença consiste em progressiva perda de massa óssea, e atinge principalmente mulheres brancas acima dos 50 anos.

Por se tratar de uma patologia silenciosa, que não apresenta sintomas aparentes e nem causa dores, a osteoporose, em muitos casos, só é detectada quando já está num estágio avançado, em que fraturas podem acontecer de forma espontânea, sem nem mesmo precisar de um choque contra o osso.

O Ministério da Saúde estima que, anualmente, um milhão de brasileiros sofram fraturas, sendo que um quarto das lesões são causadas por osteoporose. Em alguns casos, dores nas costas podem indicar a presença de uma fratura, mais comuns na coluna vertebral.

Osteoblastos e osteoclastos, células que equilibram o tecido ósseo

Osteoporose

O Dr. Renato Bastos, ortopedista da Orto Center, clínica de ortopedia no Rio de Janeiro, explica que o osso é um tecido em constante renovação “no interior dos ossos estão presentes dois tipos de células, uma delas responsável por renovar o tecido ósseo, os osteoblastos. Quando o tecido ósseo envelhece e perde suas propriedades, entram em ação os osteoclastos, cuja função é remover tecido ósseo velho, jogando-o na corrente sanguínea para ser eliminado pelo sistema excretor.”

O médico acrescenta para o Vale Jornal “essas duas atividades celulares promovem a renovação da massa óssea, que entra em processo degenerativo quando os índices de eliminação de tecido ósseo superam os de reposição.”

Quem está mais propenso a desenvolver osteoporose?

Embora atinja em maior parte mulheres acima dos 50 anos, homens podem desenvolver a doença, com fumantes, sedentários e nos que têm dieta pobre em cálcio como os mais vulneráveis e expostos à perda de massa óssea. Como os homens têm mais massa muscular do que as mulheres, a osteoporose avança ainda mais silenciosamente, e, quando chega ao nível de causar fraturas espontâneas, é sinal de que o quadro é muito grave.

Desta forma, tanto mulheres quanto homens devem procurar se prevenir, cultivando bons hábitos alimentares, procurando fazer exercícios e realizar periodicamente o exame de densitometria óssea para detectar possíveis perdas de tecido. A osteoporose é um processo gradual de degeneração óssea, que pode ser retardado se detectado precocemente. Entretanto, particularmente em pessoas idosas que apresentem a elevada perda de massa óssea – acima de 40% – a doença pode causar sérias lesões, em alguns casos irreversíveis e que podem até matar.