O dia do Office-Boy, celebrado dia 13 de abril, foi estabelecido em de julho de 1984, no estado de São Paulo, depois sendo adotado de forma nacional por todos os trabalhadores da classe. Ao longo do tempo e dependendo do lugar, os nomes variam: estafeta, contínuo, menino de recado, office-boy ou mesmo auxiliar-administrativo.

Para falar sobre o dia desse importante profissional, aqui no Vale Jornal, convidamos a Diretora Comercial e de Operação da Mex Brasil empresa especializada na terceirização de mão de obra, Val Guimarães, que diz não ser exagero afirmar que a figura do office-boy, ao longo da história, sempre existiu. “Basta olharmos para a figura historicamente marcante do mensageiro ou carteiro”.

Origem do Office-Boy

Office boy

Na forma atual, o office boy é uma função que ganhou força muito por causa do aumento da terceirização em atividades meio nas empresas. Desta forma, as corporações, cada vez mais, podem focar suas atividades no que realmente se propõem a fazer, confiando a especialistas funções de apoio o que requeiram especialização.

O office boy, como todo profissional, precisa se planejar. Precisa ter capacidade de se planejar e calcular com precisão seus horários de acordo com a sua agenda. Pontualidade é imprescindível nesse ramo.

Ao mesmo tempo em que precisa aprimorar suas qualidades individuais, o office boy também precisa se relacionar bem e construir uma rede de contatos, que pode ser bastante útil no sentido de ganhar tempo em meio à sua agitada rotina.

O mercado profissional para Office-Boy

O mercado de trabalho para office-boy, em termos de qualificações, a cada dia torna-se mais exigente, demandando desses trabalhadores muito profissionalismo. Conhecimentos em informática são fundamentais, pois muitas atividades são feitas online.

Em um levantamento de 2009, demonstrou que o Brasil possuía 200 mil office-boys atuando no mercado de trabalho. Incluindo os que prestam serviço por meio de terceirização de mão de obra e os que trabalham de forma autônoma.

O novo “velho” contínuo

Nos últimos anos, têm surgido o papel do Office-Boy Idoso, que por ter uma preferência e acesso gratuito no transporte público, e nos atendimentos bancários, têm maior aproveitamento, por causa da preferência em filas e salas de espera. O emprego de pessoas acima dos 65 anos gera controvérsias, sobre sua legalidade, afinal, nessa faixa etária, obrigatoriamente, todo brasileiro deve estar aposentado.