Dimmerização é o processo que traz uma regulação do envio de energia às lâmpadas. Ou seja, é um controle elétrico, por meio de dispositivos eletrônicos que possibilita reduzir a capacidade de emissão de luz dessa lâmpada e ajuda, entre outras possibilidades, a economizar. Marcos Garcia, da Delmak Automação fala sobre as diversas possibilidades dessa dimmerização: “Além de realizar o uso racional das luzes, é possível tornar sua casa inteligente, com controles a distância. Ou seja, dá pra criar climas específicos para ocasiões especiais”, completa o especialista.

Entenda a diferença entre os Dimmers

Resistivos

A hora de escolher um dimmer com função de economia de energia não deve passar por esse modelo. Ele aumenta muito a vida útil da lâmpada, mas não traz nenhuma economia, já a parte não consumida pela lâmpada, é consumida pela peça que funciona com resistores elétricos.

Eletrônicos

Usando cortes elétricos, com cerca de 120 por segundo, é possível ter uma luz costante e com luminosidade reduzida. E como apresenta cortes de luz, o sistema produz efetivas economia elétrica, além de ser muito mais preciso no controle.

Dimmers eficientes fazem com que o uso de energia não passe de 85% da capacidade total. Isso ocorre porque não há grande perda de luminosidade, fazendo uma eficiente economia mesmo que a capacidade da lâmpada esteja operando na totalidade. A economia objetiva pode chegar a 10% e isso é algo que pode ajudar muito na conta de luz no fim do mês. Diante deste cenário, pense em transformar a sua casa em uma casa inteligente.