pais-dia

Uma das datas mais prestigiadas no mundo é o Dia dos Pais, porém pouco se sabe sobre sua origem.

No Brasil, a sua comemoração acontece no segundo domingo do mês de agosto. Em outros tempos comemorava-se no dia 16 do referido mês. Na Espanha e em Portugal, em 19 de março, nos Estados Unidos e em vários outros países ocorre no terceiro domingo do mês de junho, na Rússia em 23 de fevereiro.

Mas qual seria a razão das diferenças de datas?

Nos Estados Unidos: Foi a partir do início do século XX, que o dia dos pais começou a repercutir mundialmente. A primeira comemoração foi em 19 de junho de 1910. A escolha da data foi devido a sugestão de uma moça, Sonora Louis Dodd, que homenageou seu pai, Wiiliam Jackson Smart.

Este pai foi um veterano da Guerra Civil Americana e, após a morte de sua esposa, criou sozinho Sonora e seus irmãos. O gesto da moça mobilizou muitas pessoas que passaram a fazer o mesmo tipo de homenagem, e assim a prática se alastrou para todos os estados dos EUA.

Em 1966, a data da comemoração foi alterada e oficializada pelo presidente Richard Nixox para o terceiro domingo de junho, por decorrência de outros fatores,

No Brasil: O Dia dos Pais no nosso país foi comemorado em 1963, pela primeira vez, em 16 de agosto. Diferentemente dos EUA, a homenagem foi pensada por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo e da rádio Homônima.

Com objetivos sociais e comerciais Bhering fez uma tentativa inicial de associar a data ao dia de São Joaquim, que era o pai de Maria, a Mãe de Jesus Cristo. Visto que na época a população brasileira era constituída por católicos, no decorrer dos anos a mudança da data foi alterada para o segundo domingo de agosto, como é atualmente.

Outros países: Há lugares em que o dia dos pais é ligado a aspectos culturais muito específicos. Como Portugal, Itália, Espanha, Honduras, Bolívia e Andora, por exemplo, são países tradicionalmente católicos e associam a data ao Dia de São José, esposo de Maria. Neles a comemoração é feita em 19 de março.

Na comunicação, a Teoria Hipodérmica, também conhecida como a Teoria da Bala Mágica é muito utilizada na criação de campanhas de marketing.

Desde a década de 30, os estudos da Escola Norte-Americana mostraram que o efeito do estímulo causado por uma mensagem podem atingir áreas sensíveis de percepção humana.

Por isso, datas comemorativas são um ótimo pretexto para desenvolver trabalhos em mídia de impacto, tanto social, quanto comercial. Por exemplo, uma escola de idiomas como o ICBEU, em São José dos Campos, aproveitou o mês de agosto para oferecer aos pais um desconto especial na matrícula em que o aluno ganha o material didático. Se, por um lado, a escola ganha com novas inscrições, a sociedade também passa a ter mais profissionais qualificados. Em outra situação, o Grupo Souza Lima, uma das maiores empresas de segurança do país resolveu lançar um desafio para seus colaboradores, ou seja, os próprios funcionários, em que os participantes deverão formular uma frase sobre “o que é ser um super pai“. Como prêmio, ganharão uma TV. Dessa maneira, a empresa, por meio do endomarketing, consegue estimular o exercício da escrita, além de proporcionar o bem-estar de profissionais que trabalham em uma área que exige muito foco e atenção.

São muitas as ações que podem ser desenvolvidas no Dia dos Pais. O que vale aqui é a criatividade e o objetivo principal. Ganhar mais ou melhorar sempre? Se você trabalha com criação e marketing, você também tem responsabilidade no processo de transformação da sociedade. Pense nisso!

Fonte: Jornalismo Colaborativo

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.