O câncer de próstata é o segundo mais recorrente no Brasil, atrás apenas do de pele não melanoma. O INCA, Instituto Nacional do Câncer, estima que, em 2015, mais de 70 mil homens serão diagnosticados com a doença, cujas chances de cura estão ligadas diretamente ao diagnóstico precoce, ou seja, quando a neoplasia ainda se encontra nos estágios iniciais.
De acordo com o médico Paulo Salustiano, urologista em Ipanema, Rio de Janeiro, O exame de toque é o primeiro a ser realizado para detecção de aumento no volume prostático, um dos primeiros sintomas do câncer prostático. O profissional destaca “trata-se de um método extremamente simples, rápido e indolor. Em menos de 10 segundos, o urologista terá condições de avaliar se será preciso indicar o exame de PSA, que detecta a incidência de antígeno prostático específico no sangue, secretado quando há algum tipo de neoplasia na próstata.

Homens brasileiros ainda têm receio de ir ao médico

Novembro Azul

Uma pesquisa recente feita pela SBU, Sociedade Brasileira de Urologia, constatou que 51%, portanto, mais da metade dos homens brasileiros jamais foi ao médico urologista. Os entrevistados apontaram como motivos a falta de tempo e medo.
Os números preocupam, ainda mais quando se sabe que a detecção precoce é fundamental para que o câncer de próstata seja de fato curado. Ao ser diagnosticado tardiamente, pode levar à morte, ou forçar o paciente a remover completamente a próstata, num procedimento conhecido como prostatectomia radical, que pode deixar o homem infértil e definitivamente incapaz de ejacular.

Mulheres e companheiras são aliadas dos homens

Se os homens ainda mostram receio em consultar o urologista, fica a cargo das mulheres acabar com qualquer tipo de temor. Em São Paulo, a Secretaria de Saúde fez uma pesquisa e constatou que 30% dos homens que vão ao urologista comparecem estimulados pelas parceiras.
A prevenção contra o câncer de próstata depende diretamente da realização regular de exames, principalmente para os homens acima dos 45 anos ou que tenham histórico familiar da doença.