Discursando na Posse na Academia Pindamonhangabense de Letras. (Foto Divulgação pedropaulofilho.com.br)

Pedro Paulo em discurso na Posse da Academia Pindamonhangabense de Letras. (Foto Divulgação pedropaulofilho.com.br)

O maior advogado de Campos do Jordão e ilustre intelectual da cidade, morreu neste sábado 15/11.  A cidade está em luto, mas familiares e amigos receberam o carinho de diversos moradores e admiradores de Pedro Paulo.

Filho de Pedro Paulo e Izabel Cury Paulo, ele nasceu em Pindamonhangaba em 04 de setembro de 1937, radicando-se em Campos do Jordão desde as primeiras semanas de vida.

Foi casado com a professora e advogada Guiomar Aparecida de Castro Rangel Paulo e teve um filho, Pedro Paulo Netto, administrador de empresas e advogado.

Filho de Pedro Paulo e Izabel Cury Paulo, libaneses que chegaram ao Brasil em 1924, transferindo-se para Campos do Jordão em 1928, vitimas de tuberculose. Pedro Paulo nasceu em Tiro (Sur) e Izabel em Biskinta (Libano).

Pedro Paulo traduziu o nome que, em árabe era Butros Boulos. Casaram-se em 1930, ainda enfermos e tiveram três filhos: Fausi Paulo (engenheiro), Pedro Paulo Filho (advogado) e Sergio Cury Paulo (cirurgião-dentista).

Pedro Paulo, ou Pedrinho como gostava de ser chamado pelos amigos, foi um advogado militante no foro das Comarcas de Campos do Jordão, Pindamonhangaba e São Bento do Sapucaí. Advogado da Estrada de Ferro Sorocabana, foi depois Assistente Jurídico-Chefe de Estrada de Ferro Campos do Jordão da Secretaria de Esportes e Turismo, onde se aposentou. Foi também Procurador Jurídico-Chefe da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão (1988/92), cargo em comissão. Em 2008, foi nomeado procurador jurídico da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, passando a integrar a Procuradoria Geral do município.

Advogado credenciado do Instituto Nacional de Seguro Social, ele exerceu igual função no Fundo de Assistência do Trabalhador Rural. Foi advogado do Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro e Similares, do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Círculo Operário de Campos do Jordão. Foi nomeado membro da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo pela Seccional Paulista.

Na área criminal, efetuou várias defesas no Tribunal do Júri da Comarca, tendo abandonado essa atividade profissional nos últimos anos, por motivo de saúde.

Apesar do seu falecimento, Campos do Jordão jamais perderá a sua história, afinal Pedro Paulo soube contá-la melhor que ninguém.