Quem não ama registrar os melhores momentos da sua vida? E com a revolução dos smartphones, a fotografia passou a ter mais importância no nosso dia a dia. As câmeras dos celulares rapidamente se adaptaram à nova realidade e muitos aparelhos tem uma resolução próxima as de máquinas semiprofissionais. Mas não basta registrar. Editar, cortar, usar filtros e efeitos faz parte da brincadeira.

Ter perfil no Instagram com belas imagens é ótimo para quem trabalha com fotografia. Por isso, apps são aliados na hora de incrementar suas fotografias.

Mas para que você tenha um ótimo resultado final não basta baixar os aplicativos. Você deve explorar todas as funcionalidades e principalmente saber quando não abusar dos efeitos e filtros. Rogério von Krüger é fotógrafo de casamentos e eventos, e dá dicas para você arrasar nas edições: “A imagem original deve ser boa, pois não é abusando dos filtros que ela vai ficar mais interessante. Trabalhe bem o enquadramento e o tema e fuja do lugar comum. Pequenas coisas do dia a dia rendem lindas fotografias”. Gostaram das dicas?

Com a ajuda de Rogério, selecionamos os 5 melhores aplicativos para edição de fotos, para profissionais ou não. Divirta-se:

AfterLight

Este aplicativo é muito querido pelos amantes de apps de edição de imagens. Apesar de pago, oferece muito mais opções de edição do que a maioria de seus concorrentes. Quem gosta de caprichar na edição de fotos de paisagens ou eventos, ama o aplicativo. Existe uma versão gratuita sem tantos recursos, mas vale para quem quer conhecer o AfterLight.

O app custa R$ 2,52 e está disponível para Android e iOS.

VSCO Cam

É o app campeão de downloads, pois além de grátis, tem muitas opções de edição de imagem e filtros interessantes em que você pode ajustar manualmente características como contraste, brilho, saturação, etc. O que é ótimo, pois muitas vezes o filtro fica over.

O VSCO Cam é grátis e está disponível para Android e para iOS.

Retrica

Apps de edição de fotos

Este aplicativo é um dos mais antigos e continua em alta pela enorme quantidade de filtros que oferece para os fotógrafos de plantão. São mais de 80 filtros gratuitos e um grande número de outros pagos. Ao fotografar, você já pode compartilhar a imagem em diversas redes sociais.

O Retrica é grátis está disponível para Android e iOS.

Snapseed

Ótimo aplicativo para quem gosta de controlar todas as funções como saturação e granulação da cor, contraste e brilho. A edição deste app se aproxima muito de uma edição profissional, caso você saiba explorar e tenha conhecimento em fotografia.

O Snapseed é grátis e está disponível para Android e iOS.

PicsArt

Além de diversas funções de edição, o PicsArt permite o compartilhamento em redes socais. Você ainda pode fazer montagens com diversas fotos, uma das melhores funcionalidades deste app em comparação com outros que têm a mesma função.

O PicsArt é grátis e está disponível para Android e iOS.