Gastamos um terço de nossa vida em uma importante função: dormir. Segundo especialistas, dormimos por que nosso corpo e mente precisam se desligar para se recuperar. Todo dia vivemos novas experiências e criamos novas memórias. E precisamos dormir para que o cérebro faça determinadas conexões, produza hormônios e construa nossa memória e conhecimento.

É inevitável cair no sono, e se você se esforça para dormir menos do que deveria, saiba que está causando um grande dano à sua saúde. Não é possível viver sem dormir. Conversamos com Luciana Rocha, diretora de marketing da Euro Colchões, que vende camas box e motorizadas. A empresa aliou-se ao Sleep Institute, que é referência mundial em estudos ligados à saúde e qualidade do sono. Luciana nos deu diversas dicas sobre como a luz pode ajudar ou atrapalhar nosso sono.

Influência da luz no sono

A luz afeta nossas funções biológicas e sim, dormimos com mais qualidade durante a noite ou em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade. Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir diversos hormônios fundamentais para uma saúde plena. Quando dormimos à noite ou no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, que equilibra o ciclo do sono e nos ajuda a ter um descanso reparador e um sono profundo.

Hoje em dia, com tantos estímulos e aparelhos eletrônicos portáteis, está cada vez mais difícil encontrar um lugar tranquilo, silencioso e principalmente escurinho para descansar. Um estudo realizado em 2008 pela US Centres for Disease Control (Centro dos Estados Unidos para Controle de Doenças) com trabalhadores americanos, apontou que há 50 anos, cerca de 3% dormiam menos de seis horas. Hoje em dia este número cresceu para 33%.

Aqui no Brasil não existem pesquisas que apontam quantos de nós dormem mal, mas podemos ter uma ideia pela nossa própria experiência com eletrônicos. Você dorme com o celular ao lado da cama? Deixa a televisão ligada para “adormecer”? Costuma ler em tablets ou computadores antes de dormir? Se você respondeu sim a pelo menos um destas perguntas, com certeza você está atrapalhando o seu processo de adormecimento.

Como já falamos aqui, existem determinados hormônios que só são liberados no escuro, logo se você fica exposto a luzes artificiais você suprime a produção destes hormônios. Para ter um sono tranquilo o ideal é evitar a exposição a aparelhos eletrônicos até três horas antes de ir dormir. É necessário dar um descanso para a sua retina, senão ficamos vendo aqueles “fantasminhas”, e ao diminuir o contato com as luzes brancas e de led, seu cérebro começa a processar que é hora de dormir.

Além de diminuir sua exposição a luz, experimente criar rituais de relaxamento para avisar ao seu corpo que é hora de descansar. Invista em um colchão de qualidade e procure deitar sempre na mesma hora. Com estas dicas sua noite de sono vai ser maravilhosa!