Em 1963 estava sendo fundada no município de Modena, em Sant’Agata Bolognese, na Itália, uma das marcas de carros de luxo que mais teria destaque nos dias atuais. A Automobili Lamborghini foi fabricada por Ferrucio Lamborghini como uma filial de sua já existente fábrica de tratores, a Lamborghini Trattori, e veio ao mundo para competir com a Ferrari, outro gigante do mundo dos automóveis.

Após alguns anos de sucesso, a marca passou por uns tempos de crise. Sendo vendida a dois Suíços que não conseguiram revitalizar muito a marca e então a venderam. Anos depois os irmãos Mimram a compraram e conseguiram revitalizar a marca. Em 1998 a empresa chegou aos seus donos atuais, o grupo Volkswagen.

Já sendo controlada pelo grupo Volkswagen a marca vendia uma média de 250 carros por ano, até a criação do mito, o Lamborghini Gallardo. Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da empresa Dinamicar Pneus Rj, explicou porque ele é considerado um mito: “O modelo foi criado em 2003 e alavancou as marcas da empresa. No ano de criação a marca pulou de 250 carros por ano para um incrível número de 2 mil veículos anuais”.

Porém esse ano a empresa publicou em nota oficial o fim da produção do modelo. Durante esses 10 anos foram vendidos 14.021 exemplares em todo o mundo. O último carro, o de número 14.022, foi produzido no modelo Gallardo LP 570-4 Spyder Performante, na cor Rosso Marte (vermelho), e já foi vendido para um colecionador anônimo.

Quanto ao modelo escolhido para ser seu sucessor, a Lamborghini tem feito certo mistério. A princípio seria o modelo Cabrera, porém a marca comentou que o nome pode não ser esse e para aumentar o mistério ela criou um microsite no qual você pode ouvir o som do motor do carro e ver uns vídeos com algumas informações.