instagram

O Instagram, rede social exclusiva para o compartilhamento de fotos e vídeos curtos, foi criado em 2010 nos Estados Unidos e já conta com mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo. O intenso compartilhamento de fotos contribuiu para o surgimento de uma nova leva de apaixonados e apreciadores da fotografia.

O Instagram está entre as 10 redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro, que é também um dos cinco maiores povos que utilizam a rede no mundo.

Para muitos, é um vício, que atinge festas, principalmente os casamentos. Cada vez mais os preparativos e a festa são registradas e compartilhadas na rede social.

O fotógrafo João Salamonde, especializado em fotos de casamentos, ressalta a tendência de usar a rede social como álbuns colaborativos virtuais. “A festa de casamento hoje tem hashtag personalizada, para que os convidados postem as suas fotos na rede”, afirma o fotógrafo, usuário do Instagram. Por outro lado, Salamonde enxerga certo exagero no compartilhamento das fotos atualmente.

Para Rogério von Krüger, fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro, a rede social possibilita que os noivos vejam uma versão instantânea da festa e dos convidados. “As fotos devem ser encaradas como uma prévia do álbum tradicional”, afirma o fotógrafo especializado em casamentos. “As fotos tiradas pelos convidados não substituem o trabalho de um profissional. Por melhor que seja a câmera do celular, o trabalho do fotógrafo profissional é essencial. Somente ele está preparado para registrar todos os momentos, além, é claro, de ter um olhar estético apurado”, completa.

Stefano Aguiar ressalta que as pessoas estão vivendo cada vez mais no virtual, em detrimento do real. “Vejo que as pessoas cada vez mais registram e postam imagens de um momento, ao invés de aproveitá-lo”, diz o fotógrafo profissional. “Hoje em dia os convidados querem tirar fotos de todos os detalhes de uma festa de casamento, e algumas vezes acabam atrapalhando o trabalho do fotógrafo”, completa Stefano, que também é fotógrafo de casamento.

Os fotógrafos concordam que a rede social é um complemento, e o ideal em uma festa é que os convidados usem o bom senso na hora de fotografar. Madrinhas, por exemplo, não devem usar o celular do altar para registrar a cerimonia, pois isso atrapalha tanto a cerimonia em si, quanto as fotos feitas pelos fotógrafos.

Por outro lado, todos acreditam também que a quantidade exagerada de fotos postadas nas redes sociais faz com que o trabalho do fotógrafo seja cada vez mais importante. O olhar e a edição de um profissional proporcionam imagens únicas e exclusivas, de acordo com o estilo de cada casal.

Texto cedido por Rafaela Mattos.