Em tempos de crise econômica, manter-se no emprego pode se tornar um desafio, mediante as dificuldades naturais numa economia estagnada, e pela própria pressão exercida pela mão de obra desempregada em busca de uma oportunidade. Para não ser atingido pelo desemprego, é necessário empenho ainda maior, no sentido de aprimorar-se constantemente. Profissionais em constante atualização fazem a diferença, uma vez que estão sempre à frente.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O mercado de trabalho brasileiro vem apresentando mudanças no perfil da PEA, População Economicamente Ativa, que chamam a atenção e apontam para a necessidade cada vez maior por desenvolver novas competências. Um dado que ilustra bem isso é o envelhecimento da população, que faz com que menos pessoas se aposentem. Por exemplo, na região metropolitana de São Paulo, se em 1985 o percentual de pessoas maiores de 60 na PEA era de 19%, hoje ele encontra-s e em cerca de 22%. Um aumento gradual e que oscila, mas que apresenta curva ascendente constante.

Treinar e desenvolver são as soluções

Estar em ininterrupto processo de aprendizado é a única forma de se manter em alto nível e competitivo. Na hora de conseguir um novo emprego, inclusive, as empresas observam, além da experiência profissional e formação, se o candidato encontra-se atualizado e em dia através de cursos, workshops e demais atividades de formação.

Donato Mingarelli, da Cezanne, empresa que fabrica software de gestão de pessoas entende que “estar constantemente se aperfeiçoando é o mais claro indicador de que o profissional é dedicado e empenhado em melhorar. Realmente, as pessoas mais produtivas são aquelas que não se acomodam jamais, e isso se evidencia pela busca incessante por adquirir novos conhecimentos e habilidades”.

Uma forma de estar em sintonia com o mercado de trabalho é integrar atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas. No primeiro caso, significa praticar habilidades como forma de aprimorar conhecimentos já adquiridos. Já em relação ao desenvolvimento, o profissional terá como escopo das atividades a aquisição de conhecimentos que permitirão formar massa crítica para desenvolver habilidades e competências ligadas a estratégias de negócios e atividades que exijam visão de longo prazo.