A Hérnia de disco caracteriza-se por um extravazamento do núcleo da cartilagem que fica entre cada vértebra da coluna, cuja função é amortecer os impactos e dar flexibilidade. Em alguns casos, esse material que extravasa entra em contato com os nervos que saem da coluna, causando dores e relfexos nos membros para os quais se direcionam.

As hérnias são classificadas nas seguintes categorias:

  • Protusas
  • Extrusas
  • Sequestradas

Fatores genéticos são uma das principais causas da hérnia de disco, e estão entre seus maiores causadores. Outras causas são sedentarismo, lesões por repetição, tanto no esporte como no trabalho, tabagismo ou mesmo em decorrência da idade.

Portanto, para prevenir o surgimento da hérnia de disco, a primeira recomendação é exercício físico. Conhecida por ocasionar incômodos que se irradiam, a hérnia de disco, dependendo da sua localização, pode gerar dores que são transmitidas para os membros superiores – quando é na coluna cervical – ou para os inferiores, quando se trata de hérnia na região lombar.

A coluna vertebral é uma das partes do esqueleto mais vulneráveis e suscetíveis a algum tipo de dor. Estimativas da OMS – Organização Mundial de Saúde – apontam que 80% da população adulta no mundo terá pelo menos uma ocorrência de problema na coluna em toda a vida. Desse grupo, 90% apresentará patologia na coluna por mais de uma vez.

Tratamento para hérnia de disco

Para indicação do tratamento, é necessário antes realizar o diagnóstico clínico, com o auxílio de exames como raio-x, tomografia e outros. São diferentes graus e tipos de lesão causadas por uma hérnia, por isso, a prescrição médica deve ser precisa.

Ao contrário do que se imagina, a cirurgia é um último recurso para erradicação da hérnia. As estatísticas médicas apontam que, em 87% dos casos, sessões de fisioterapia, com reforço muscular, promovem a regeneração do disco, eliminando o problema sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

O médico Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa que fornece materiais cirúrgicos para coluna, entende que, se for necessária cirurgia, que seja minimamente invasiva “com os recursos que medicina já tem, seguramente uma cirurgia na coluna pode ser feita com risco reduzido e de forma simples, possibilitando ao paciente o retorno às suas atividades normais em muito menos tempo”.

É fundamental, no entanto, que o paciente, ao se recuperar de uma hérnia, passe a cultivar hábitos saudáveis, como praticar esportes, parar de fumar e procurar sempre manter uma postura correta. A coluna agradece!

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Os primeiros sons