Trabalhar com pessoas é uma tarefa que demanda conhecimento e preparação já que cada um tem aspirações, temores e formações distintas. Em um passado distante, as empresas só se preocupavam com resultados e olhavam para as pessoas como meio de obter lucros, sem se importar com o bem estar de seus empregados. A qualidade de vida empresarial é fundamental para que haja comprometimento com o trabalho.
Para que tudo funcione perfeitamente, nem sempre é possível ter internamente um setor responsável para lidar com esse tipo de processo, já que o core business geralmente é distinto. Em muitos casos, é preciso delegar tarefas a pessoas qualificadas. Dessa maneira, surgiram as empresas de gestão de saúde empresarial, que trazem ao ambiente de quem as contrata, profissionais e métodos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorar a saúde física e mental, além de dispor de equipes de treinamentos lúdicos e ginástica laboral.
Quando se decide pela terceirização da saúde empresarial, você opta pela dedicação total ao tema, sem precisar organizar internamente uma equipe para isso. O controle se torna muito mais eficiente e os colaboradores da empresa têm um suporte muito melhorado em todos os aspectos. É o momento em que os resultados melhoram, bem como as relações interpessoais, que por vezes, o dia a dia e uma má gestão degradam.

Saúde mental é fundamental para evitar acidentes de trabalho e melhorar resultados

Gestão de saúde empresarial

Uma empresa descobre que precisa de suporte muitas vezes pela forma mais complicada possível. Quando o trabalho apresenta algum risco e os níveis de estresse são altos, os acidentes de trabalho passam a ser uma condição iminente. Pensar a longo prazo é dar condições dos profissionais mostrarem todo seu potencial e transformar a sua capacidade em resultado prático. Sérgio Machado, da Santa Carolina, empresa de gestão de saúde empresarial, afirma que a procura pelos serviços é crescente os resultados também são animadores “toda empresa quer, na verdade, resultados e quando todos estão felizes, alcançar as metas traçadas fica menos penoso. Uma empresa é sempre a conjunção de diferentes interesses em prol de um objetivo comum. Alinhá-los é o desafio constante dos profissionais de recursos humanos”.
As empresas devem procurar saber mais sobre o assunto, já que muitas podem simplesmente estar fora da lei trabalhista que é muito específica quanto ao tema. O Brasil é um dos poucos países do mundo que dispõe de uma legislação específica sobre o tema, por isso toda empresa com mais de 100 funcionários, de acordo com a lei, deve se adequar.