Gestão da Inovação: como mudar os rumos da sua empresa mantendo o planejamento estratégico

A gestão da inovação tem como objetivo adaptar empresas em novos cenários de negócios, enquanto o planejamento estratégico em nível macro é preservado. Trata-se de um desafio que exige dos gestores capacidade de pensar analiticamente, pesando diversos fatores ao mesmo tempo. As decisões, nesse sentido, devem ser orientadas não por apenas um ponto de vista, mas de vários simultaneamente.

Administradores e líderes em diversos segmentos precisam, cedo ou tarde, decidir sobre como inovar, mas sem prejuízo em identidade. Nesse momento, o trabalho em equipe se mostra ainda mais importante, para que eventuais modificações de marca, embalagens, processos e logística não prejudiquem o que já está dando certo. Reposicionamento de pessoas é outro aspecto que deve ser avaliado e executado cuidadosamente. As pessoas devem ser realocadas para evidenciar qualidades profissionais que não estejam sendo aproveitadas, mas que possam ser importantes num cenário de readaptação.

Quanto mais sucesso, mais difícil é se manter no topo

Gestão da inovação

Corporações que almejam voos mais altos precisam estimular em seus colaboradores constante inquietação e vontade de melhorar. Uma das qualidades comuns a grandes empresas, e, consequentemente, a grandes profissionais, é a percepção de que sempre é possível aprender, seja com erros, com outras pessoas e com os colegas de trabalho.

Donato Mingarelli, da Cezanne, empresa de software de gestão de pessoas, enfatiza “um dos fatores que mais levam as empresas a registrar prejuízos e em último caso encerrarem suas atividades é a acomodação. Por conquistarem parte do mercado ou apresentarem seguidos balanços positivos, acreditam que devem se manter como estão, passando a evitar mudanças e readaptações. Com o tempo, vão se desagastando, seus processos falhando e os lucros, inevitavelmente, caem.”

Porque investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas

Com vistas ao aprimoramento ininterrupto, as empresas devem estar sempre investindo em formação de seus profissionais, em atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas. O mercado, sempre dinâmico e ávido por novidades, privilegia o perfil de quem está sempre em busca de novos conhecimentos, por isso deve-se, no âmbito empresarial ou no pessoal, movimentar-se sempre na direção de novas perspectivas.

Pin It