As fotos corporativas são um meio de divulgação institucional do qual as empresas, principalmente as grandes corporações, não abrem mão. Por meio das imagens, uma instituição comunica seus valores, materiais e intangíveis, enquanto projeta suas aspirações.

Atualmente, um recurso amplamente utilizado é recorrer a bancos de imagens, como forma de ilustrar as atividades empresariais. Dependendo do contexto, esta pode ser uma forma de transmitir profissionalismo e uma certa atmosfera de clareza e transparência. Entretanto, quando utilizado em demasia, corre-se o risco de parecer um registro não apenas similar ao de tantos outros negócios do mesmo ramo, como também vender uma imagem falsa.

Rogério von Krüger, fotógrafo especialista em fotos corporativas e de casamentos e shows, enfatiza a importância do uso das imagens próprias “as fotos empresariais devem transmitir ao mesmo tempo naturalidade e a integração entre empresa e público. O desafio nesse segmento é fazer essas imagens de uma forma que o profissional, sozinho ou em equipe, passe também aspectos ligados à solidez e austeridade na medida certa”.

Cuide da técnica, e valorize as pessoas

Fotos corporativas - Rogério von Krüger

Dominar o uso da luz e da profundidade de campo, em fotos corporativas, é fundamental para garantir que a imagem institucional transpareça profissionalismo. O improviso não é bem vindo ao fotografar executivos, CEO’s e pessoas que ocupam cargos diretivos.

Por isso, é importante a atitude do fotógrafo ser espontânea e natural, de maneira a deixar o profissional a ser retratado o mais a vontade possível. Afinal, o estado de espírito também transparece em fotos, e nada pior para ganhar a confiança das pessoas do que estar tenso.

O uso da luz, como em toda fotografia, deve primar por valorizar as características positivas da pessoa e ser controlada de forma a incidir menos em eventuais inconsistências físicas. Por exemplo, para pessoas com queixo muito pronunciado, uma boa configuração de luz deve focar menos no ângulo de baixo para cima, de forma a não chamar a atenção para este atributo.

Fotos corporativas - Rogério von Krüger

Uma boa pedida é trabalhar ângulos variados, evitando que a foto pareça um retrato 3×4 chapado e sem profundidade. Outro cuidado a ser observado é que o cenário de fundo não pode sobressair em relação ao fotografado, mas também não precisa ser um ambiente sem graça e sem vida.

Com essas dicas introdutórias, você poderá se aprimorar e melhorar ainda mais suas fotos. Dessa forma, a tendência é que, com o tempo, elas se tornem verdadeiras fotos corporativas profissionais.