Quem consegue viver sem ar-condicionado no Rio de Janeiro em pleno verão? Se você consegue, provavelmente é o único, pois a cada dia que passa a procura por carros equipados com ar-condicionado aumenta ao ponto de muitas montadoras não terem qualquer versão sem ar para seus modelos. No entanto, conforme o tempo passa, é normal a necessidade de manutenção preventiva, principalmente em peças como o filtro antipólen.

O que é o filtro antipólen?

Essa peça é responsável pela filtragem do ar interno. Ele retém as impurezas dentro do habitáculo, onde vão os passageiros do veículo. Conforme o tempo vai passando, a quantidade de sujeira retida começa a dificultar a passagem do ar já resfriado para dentro do carro. Isso provoca uma redução gradativa no desempenho do ar-condicionado, que perde a capacidade de mandar ar gelado para dentro do veículo.

Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro que tem a troca do filtro como um dos seus serviços, fala sobre o assunto: “Ainda existem carros que não têm o filtro de fábrica, o que faz com que muita gente mande instalá-lo. Essa é uma boa medida, porque protege as pessoas que usam o automóvel. Porém, se você não realizar a troca, além de deixar o ar mais fraco, o filtro simplesmente perde o sentido”, completa o especialista.

Não deixe o ar-condicionado muito tempo desligado!

Outra medida importante para o pleno funcionamento do ar-condicionado é o seu uso. Se você é daqueles que preferem não usar para não consumir combustível, saiba que os modelos atuais garantem um consumo muito inferior, tornando a diferença irrisória. Além disso, o funcionamento constante promove a circulação do gás em conjunto com o óleo lubrificante, que evita corrosão de partes metálicas e ressecamento de borrachas. Usando sempre, dificilmente seu ar-condicionado apresentará problemas de vazamento. Verifique sempre que possível as válvulas de expansão e ventoinhas, pois isso garante o geladinho nosso de todo dia!