Fondue, significa fundida e trata-se de um prato de origem Suíça. Normalmente é feito à base de queijo aquecido sobre uma espiriteira ou rechaud. Sabe-se também que a fondue, foi criada na 2ª Guerra Mundial em razão do inverno rigoroso enfrentavam os camponeses que moravam nas regiões montanhosas e por isso não tinham como abastecer suas famílias com comida das cidades mais próximas. Então, para não morrerem de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, uma vez que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Portanto, para aguentarem o frio, inventaram esta comida quente, simples e nutritiva.

Esta iguaria gastronômica só ganhou fama realmente, na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Ele também criou a fondue de chocolate, que servia como sobremesa e que logo foi agregado em outros restaurantes.

Embora desse surgimento da fondue ter acontecido pela luta da sobrevivência, ela se tornou uma comida extremamente refinada. Afinal, os ingredientes utilizados não são baratos, como é o caso dos queijos gruyère, gouda,  emental e gorgonzola.

Para servir uma boa fondue, é preciso ajustar a chama do réchaud a fim de manter a temperatura da massa no estado ideal. Depois é só espetar um cubinho de pão com garfo apropriado e bom apetite!

Vale lembrar que para se ter uma boa fondue, é necessário estar atento principalmente com o aquecimento do vinho na panela, a quantidade de queijo ralado ou também cortado em pequenos cubos. Deve-se mexer sempre com a colher de pau até que forme uma massa homogênea e cremosa.

 

A cidade de Santo Antônio do Pinhal está cada vez mais charmosa e apaixonante. Muitos casais aproveitam o frio deste inverno para namorar perto de uma lareira ou aquecedor. Acompanhados, é claro, de um bom vinho e uma seleção de fondues que você só encontra nos restaurantes Donna Pinha e Sta Truta. Mais informações em www.DonnaPinha.com.br , www.StaTruta.com.br ou www.ValeChef.com.br

Fonte: Temporada de Inverno e Vale Chef

 

 

 

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.