Apenas metade dos formados estão preparados para o mercado de trabalho

[dropcap size=small]O[/dropcap] mercado de trabalho está cada vez mais exigente, isso não é novidade. E é esperando conseguir uma boa colocação nesse mercado que a maioria dos jovens optam pela matrícula em um curso superior.

Porém, diploma não é garantia de qualidade profissional. Um estudo de 2013 chamado “Educação para o trabalho: desenhando um sistema que funcione“, feito pela consultoria multinacional McKinsey & Company, mostra que 48% das empresas não estão satisfeitas com o trabalho dos contratados recém saídos da faculdade.

Já, entre os recém-formados, apenas 45% acreditam estarem preparados para começar a trabalhar. Isso acontece porque ainda existem deficiências nos conteúdos dos cursos quanto ao aprendizado prático, o que acaba fazendo com que experiência seja ponto determinante para a contratação.

Portanto, é importante trocar uma alta expectativa, que pode trazer grandes decepções no futuro, por ações que ajustem seu perfil de acordo com o que os empregadores procuram em um colaborador.

Prepare-se para ficar no lado bem sucedido

faculdade-bom-emprego

[dropcap size=small]P[/dropcap]ense, desde o início, em como conseguir vivência na área escolhida. Existem programas de estágio que, além de colocar você em contato com as atividades que gostaria de desenvolver depois de formado, trazem também uma boa remuneração.

Infelizmente, as vagas de estágio estão longe de atingir um número suficiente para contemplar todos os alunos, mas também é possível conseguir experiência, por exemplo, através de trabalho voluntário. Existem diversos programas de cunho social que, além ter um grande peso em seu currículo, farão você enxergar de outra maneira as comunidades onde atua, proporcionando acima de tudo, uma grande oportunidade de crescimento pessoal.

Caso já tenha se formado, sempre é possível investir também em cursos de especialização e pós-graduações.

Independente do curso ou área escolhida, seja sempre realista, mas sem perder o ânimo e sem deixar de acreditar em sua capacidade de superação e aprendizado. Crie oportunidades para seu crescimento e não fique apenas esperando que as portas se abram. Você é o maior responsável pelo seu sucesso.

Blog do Quero Bolsa