All for Joomla All for Webmasters
MORO

OPERAÇÃO LAVA-JATO


Denúncias públicas, investigação e opinião de especialistas em direito e democracia.
TEMER

POLÍTICA E DEMOCRACIA


Acompanhe as publicações de nossos colunistas e jornalistas correspondentes em Brasília.
552 Posts
59 Categories
1657 Tags
O conteúdo que vale a pena acompanhar
sexta-feira, janeiro 19, 2018
Home / Esportes / Exercícios Cross-Fit

Exercícios Cross-Fit

mm
Posted on novembro 10, 2017, 9:50 pm
FavoriteLoadingAdd to favorites 5 mins

Uma modalidade esportiva norte-americana que conquistou o mundo e os brasileiros, que são a quarta nação com maior número de praticantes atraídos por resultados rápidos e eficientes para a saúde física e mental, através de um treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais, diversificados e desafiadores.

A CrossFit, Inc. é a organização mundial que regulamenta a modalidade e foi fundada por Greg Glassman e Lauren Jenai no ano 2000, em Santa Cruz- Califórnia, nos EUA. Dezessete anos depois, o esporte conta com mais de 13mil ginásios afiliados oficiais. O líder do ranking com 4464 ginásios são os EUA, México-2790, Países Nórdicos (Europa)-2919, Brasil-1013, entre outros no mundo.

O princípio fundamental do Cross Fit é que quanto mais trabalho você faz em menos tempo, com maior potência, utilizando exercícios funcionais com intensidade variável, mais intenso será o esforço e maior serão os resultados, que incluem aumento na resistência cardiovascular (respiratória) e muscular, fortalecimento da musculatura do corpo por inteiro, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, velocidade, aumento da autoconfiança, prevenção de lesões, aumento de energia, entre outras, além da boa forma física!

O treinamento é baseado nos WODs, uma série de exercícios desenvolvidos pela CrossFit, Inc., disponibilizados diariamente no site oficial da organização, com duração de 5 a 20 minutos! As séries são sempre diferentes, dia após dia, inspirados em técnicas de outras modalidades como ginástica, levantamento de peso, corrida, remo, artes marciais, entre outras. Essa série de exercícios é padronizada e deve ser seguida por todos os professores das academias credenciadas, garantindo a eficiência e aplicação das técnicas mais recentes a todos os praticantes da modalidade, apenas com ajuste de intensidade e carga.

É importante enfatizar que os exercícios devem ser aplicados somente por professores treinados e credenciados pela CrossFit, Inc., para garantir ao máximo a integridade física do praticante através de conhecimento técnico adquirido e experiência profissional, te ajudando na motivação e utilizando equipamentos adequados como barras e anilhas olímpicas, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes, etc.

A modalidade possui apenas 17 anos e já está consolidada, atletas profissionais de diversas idades e de ambos os gêneros participam de campeonatos oficiais no verão dos EUA há dez anos, desde 2007, como o Rebook CrossFit Games 2017, que começou no dia 3/08 e termina hoje, domingo, dia 6/08, no Alliant Energy Center em Madison, Wisconsin. O evento é transmitido ao vivo para o mundo inteiro, gratuitamente, através de streaming no Facebook e canais de TV, como a CBS Television Network (CBS Sports) nos EUA e Rede Globo (Sportv 3) no Brasil, entre muitos outros.

Qualquer um pode se tornar um atleta profissional e se tornar o “Fittest on Earth” (mais apto do mundo), onde os competidores devem estar “prontos para qualquer coisa”. Desde 2011, o CrossFit Games adotou um sistema de ranking online no site oficial, o “CrossFit Open” é aberto para praticantes de qualquer nível, que consiste em novos treinos lançados semanalmente, no qual o atleta tem alguns dias para praticar e gravar um vídeo do WOD realizado em uma academia credenciada. Os resultados são avaliados pelos treinadores oficiais e enviados para a CrossFit, Inc. e os melhores atletas participam de eventos regionais durante os dois meses seguintes.

No Vale do Paraíba e região existem 14 academias oficiais certificadas pela CrossFit, Inc. dos EUA: São José dos Campos (3), Jacareí (1), Mogi das Cruzes (2), Taubaté (3), Pindamonhangaba (2), Guaratinguetá (2) e Caraguatatuba (1). O esporte fitness pode ser praticado por qualquer pessoa de 14 a 60 anos: adolescentes, grávidas, adultos até idosos, desde que acompanhado por profissionais qualificados.

O site oficial da organização funciona como um portal que conecta toda a comunidade CrossFit do mundo, lá você tem acesso a cursos, treinamentos, WODs, vídeos, entrevistas, matérias, artigos técnicos, localização de academias credenciadas, eventos e campeonatos com transmissão ao vivo, entre outros. Está esperando o quê para experimentar essa nova modalidade?

Por Stevão Pacheco


Fonte: Instituto Cultural Brasil Estados Unidos

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Drone Racing