Os primeiros registros de procedimentos cirúrgicos são pré-históricos, quando se tratavam das queimaduras e se fazia a remoção do tecido traumatizado de forma bastante grosseira. A existência dos procedimentos cirúrgicos por volta de 10 mil a 5 mil a.C. são registrados através de orifícios de possíveis trepanações primitivas, realizadas com materiais rudimentares.

Ao longo da história muito coisa evoluiu, com o desenvolvimento de novos métodos e novos procedimentos. Para nos aujdar a entender esse processo de evolução, aqui no Vale Jornal, vamos contar com a ajuda do Dr. Renato Bastos, da NewHosp software de Gestão para clínicas.

Renato explica que de acordo com o Torá (sagrada escritura da lei judaica), há registro de procedimentos cirúrgico, realizado pelos judeus em Abraão, aos 90 anos de idade, em 1900 a.C. Nesse mesmo período, mais importante para a medicina foi Hipócrates, tanto que o grego Hipócrates foi considerado o Pai da Medicina, consagrado no juramento de todo médico recém formado.

A contribuição dos povos à cirurgia

Cirurgia antiga

Com a criação de Alexandria (331 a.C.), após as grandes vitórias de Alexandre, O Grande, a ciência e a cultura grega se firmaram no Egito. Assim, a cirurgia romana também foi influenciada pelos gregos. Um grande exemplo foi o médico grego Asclepíades que fez muito sucesso em Roma e propôs pela primeira vez a traqueostomia.

A cirurgia na Idade Média

Até por volta de 1125, os procedimentos cirúrgicos eram exercidos por barbeiros. Até que André Vesalius fez publicações que influenciaram a cirurgia, como as críticas em relação a Galeano, por ter dissecado animais e não homens.

Com a chegada o século XVI, os alemães assumem posição de destaque por sua colaboração no desenvolvimento das próteses.

A cirurgia na Renascença

Uma das contribuições pioneiras à modernização da cirurgia foi dada pelo estudioso em tratamentos das feridas, Ambroise Pare, por volta de 1510 e 1590. Depois dele veio Louis Pasteur, que conseguiu diferenciar o organismo aeróbico do anaeróbico através de pesquisas da fermentação e dos micro-organismos. Nesse mesmo período houve a introdução da base da antissepsia no tratamento das feridas, bem como nas cirurgias realizadas por Joseph Lister, que aplicava os princípios de Pasteur.

A medicina na era moderna e seus benefícios

Cirurgia hoje

Um capítulo importantíssimo para a comunidade médica e pacientes foi a conquista da analgesia. Drogas como o haxixe e ópio foram usadas como analgésicos. As bebidas alcoólicas foram usadas em cirurgias ósseas de superfície. Mas a primeira cirurgia que usou anestésico em seu procedimento ocorreu em 1946, em Boston, nos Estados Unidos, realizada pelo cirurgião John Collinse e o anestesista Willian T. C. Morton.

Outro grande avanço para a cirurgia foi a descoberta do Raio X por Wilhelm Conrad Roentgen, que em 1901, por seu invento, recebeu o Prêmio Nobel de Física. Outro fato marcante, foi o uso rotineiro de luvas de borracha nos procedimentos cirúrgicos, usadas pela primeira vez em 1852, por Willian Stewart Halsted.

E hoje, como são as cirurgias?

No século XX, o que de mais importante tem se destacado é a especialização na área cirúrgica. Os cirurgiões têm sido tão vanguardistas que nove desses profissionais tiveram seus nomes laureados pelo Nobel de Medicina e Fisiologia, desde 1901.

Hoje existem os mais modernos procedimentos cirúrgicos, e a facilidade na troca de informações entre os profissionais facilitam os avanços. A criação das sociedades cirúrgicas, nacionais e internacionais são importantes para os procedimentos cirúrgicos continuarem evoluindo.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

O Dia das Mães