Dia da Yoga

Vale Jornal
O Dia Internacional do Yoga foi instituído em 21 de junho pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014, adotando uma medida proposta pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que declarou que a yoga permite que as pessoas descubram o sentido de unidade consigo mesmo, o mundo e a natureza. Reconhecida por seus benefícios físicos e mentais, a prática, que teve início na Índia Antiga, não diferencia ricos e pobres, e é acessível para todos, não importa a faixa etária ou a crença religiosa. Durante toda manhã, professores, alunos e simpatizantes do yoga são convidados para diálogos, diferentes práticas e encontros sobre os caminhos do yoga.
PROGRAMAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA 
 
08h – PALESTRA: YOGA, MEDICINA E SAÚDE
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Quais os benefícios dessa prática milenar que vem sendo cada vez mais estudada e aplicada nos ambientes de saúde como universidades, hospitais e no Sistema Único de Saúde? Palestra ministrada por Giselle Mello, fisioterapeuta pós-graduada em Yoga e Medicina Integrativa; e Fabiana Alves, médica gastroenterologista e professora de Yoga pela Unitau.
 
08h – PRÁNÁYÁMA, RESPIRAR BEM PARA VIVER MELHOR
Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta
Como respirar conscientemente pode ajudar no controle das emoções? Exercícios respiratórios do Yoga que têm diferentes objetivos como relaxar, aquecer, purificar e preparar para a meditação. Com Marcela Bigarella, instrutora de Hatha Yoga, Yoga Restaurativa.
08h30 – VYNYASA YOGA
Local: Quiosque Cia Paulista
Yoga dinâmico e fluido que combina posturas corporais e exercícios respiratórios, podendo ser considerada uma meditação em movimento. Com Priscila Mícoli, instrutora de Vinyasa Yoga e terapeuta corporal.
08h30 – YOGA ASHTANGA
Local: Atrium Pavilhão São José
Na prática do Ashtanga, ao pisarmos no mat (tapetinho de yoga) e juntarmos as mãos em prece para entoarmos o mantra, adentramos no mais sagrado templo, o templo do Yoga, onde a prece é o asana e o encontro consigo mesmo. Com Zé Rangel, praticante de yoga há mais de 15 anos dos quais quase 10 são dedicados ao Ashtanga.
09h45 – MEDITAÇÃO
Local: Quiosque Alfredo Galvão
O que é e o que não é meditação? Como praticar? Como a meditação pode melhorar a qualidade de vida? Através de práticas meditativas é possível desenvolver uma mente e um coração com mais presença, abertura e compaixão. Com Cláudia Sato, professora de Yoga e Mindfulness, certificada pelo Yoga Alliance dos EUA. TT 220h.
09h45 YOGA NIDHRA
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
É uma técnica de relaxamento guiado onde serão realizadas algumas posturas simples e respirações. Oferece os benefícios de um sono reparador através de um descanso profundo, recuperando o equilíbrio físico, mental e emocional. Com Liv Prem, professora de yoga e terapeuta holística. Formada em yoga e meditação com o professor Marco Shultz, especialista em yoga nidra com o professor José Antônio Filla.
 
09h45 IYENGAR YOGA NIDHRA
Local: Quiosque Cia Paulista
Iyengar Yoga enfatiza o alinhamento do corpo, da respiração, da mente e do espírito em cada postura praticada. Essa precisão gera força e estamina, equilíbrio e flexibilidade, evita lesões e maximiza benefícios, provendo uma profunda sensação de bem estar. Iyengar Yoga incentiva o uso de materiais durante a prática dos asanas, (cadeiras, cintos, cordas, blocos, etc) de modo a tornar acessível para toda e qualquer pessoa. Com Vera Andrade, Educadora Física, professora há 14 anos, certificada pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga e Certificada Internacionalmente pela Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute – RIMYI.
09h45 YOGA PAIS & FILHOS
Local: Atrium Pavilhão São José
A prática do yoga em conjunto reúne a família para uma vivência corporal que traz calma e diversão. Técnicas que contribuem para um contato mais próximo e amoroso. Crianças a partir de 4 anos. Com Fernanda Samejima, pedagoga e professora de yoga para crianças.
09h45 HATHA YOGA
Local: Bambuzal
Técnica que se iniciou na Índia há cerca de 5 mil anos e que busca harmonizar o corpo e a mente através de asanas (posturas físicas), pranayamas (técnicas respiratórias) e meditação. Com Eduardo Pereira, professor formado em Hatha Yoga pela UNITAU especializado em Yogaterapia, co-fundador do projeto Yoga no Parque; e Luci Ferreira, Professora de Hatha Yoga no Jardim do Yoga SJC e na FCCR através do programa Arte nos Bairros.
09h45 YOGA MÃES & BEBÊS
Local: Quiosque São José
Um momento para sair de casa com o bebê, encontrar com outras mulheres para conversar, respirar, movimentar o corpo e principalmente ser acolhida e compartilhar suas vivências. Mãe e bebê podem vivenciar um reencontro com o Yoga a partir do terceiro mês. Com Renata Machado, psicóloga, instrutora de Hatha Yoga, yoga para gestantes e yogaterapia. Terapeuta floral e reikiana.
11h YOGA DO CANTO
Local: Bambuzal
Para crianças e adultos, esta pratica procura harmonizar o poder da própria voz e a expressão do seu ser. Com Jesica Lanzillotta, Professora de Yoga, massoterapeuta  e cantora de música devocional.
 
12h ENCONTRO DOS PROFESSORES DE YOGA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Local: Bambuzal
Ao final das práticas, os professores da região são convidados à reunirem-se para uma aula especial de Yoga, que será conduzida por um professor sorteado no local. O encontro também será um momento para integração, autocuidado e fortalecimento da comunidade dos professores de yoga da cidade.

RESUMO DAS ATIVIDADES DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA

 

08h – PALESTRA: YOGA, MEDICINA E SAÚDE | Local: Quiosque Alfredo Galvão
08h – PRÁNÁYÁMA, RESPIRAR BEM PARA VIVER MELHOR | Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta
08h30 – VYNYASA YOGA | Local: Quiosque Cia Paulista
08h30 – YOGA ASHTANGA | Local: Atrium Pavilhão São José
09h45 – MEDITAÇÃO | Local: Quiosque Alfredo Galvão
09h45 YOGA NIDHRA | Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
09h45 IYENGAR YOGA NIDHRA | Local: Quiosque Cia Paulista
09h45 YOGA PAIS & FILHOS | Local: Atrium Pavilhão São José
09h45 HATHA YOGA | Local: Bambuzal
09h45 YOGA MÃES & BEBÊS | Local: Quiosque São José
11h YOGA DO CANTO | Local: Bambuzal
12h ENCONTRO DOS PROFESSORES DE YOGA | Local: Bambuzal