Estacionar com câmbio engatado: certo ou errado?

Uma pergunta recorrente é: é certo estacionar o carro engrenado? O procedimento é muito recorrente, principalmente, em ladeiras. Mas a resposta é não! Ao colocar o carro engrenado, você traz um risco muito grande ao câmbio que está com suas engrenagens a postos. O que ocorre é que, com esse procedimento, a peça está sendo sempre forçada e basta uma batida um pouco mais forte para que essa caixa de marchas quebre. E saiba, o conserto deste tipo de equipamento é custoso.

O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro e centro automotivo completo, fala sobre algumas práticas errôneas dos motoristas: “Muita gente engrena achando que o freio só não basta. O problema é que o freio, principalmente o de mão, fica para segundo plano na manutenção, assim como algumas outras práticas”, afirma ele.

Motoristas têm práticas que devem ser evitadas

Essa é apenas uma das muitas coisas que são feitas e que deveriam ser evitadas. Assim, os carros durariam bem mais. Pense, por exemplo, que muitos motoristas colocam água comum, da torneira no radiador, enquanto essa prática é totalmente equivocada. A hidrólise, que é a transformação dos minerais da água em ácido, é um procedimento natural e destrói a as partes de borracha e ferro.

Outra prática inconveniente à manutenção é a calibragem dos pneus com distância de tempo superior a uma semana. Há motorista, e são muitos, que levam mais de seis meses sem calibrar os pneus. Isso reduz a vida útil praticamente pela metade e provoca problemas de ordem técnica bem mais facilmente. Dessa maneira, compreender que algumas práticas ensinadas não são colaboradoras com a manutenção é tão importante quanto levar o seu carro aos melhores centros automotivos para a realização das manutenções preventivas. Procure entender o que acontece com seu carro e tenha ele sempre funcional!

Pin It