coaching

Difundido nos últimos anos para uma série de atividades, de profissionais ou mesmo para a vida, o coaching é uma ferramenta que bem utilizada pode alavancar o desempenho de maneira significativa.

O conceito na verdade mostra-se bastante amplo, já que todos podem, a partir do momento em que se disponham a rever suas estratégias, incrementar seu rendimento na atividade de interesse. Chama-se coach – em português, treinador – a pessoa que presta o serviço e coachee quem o recebe.

Os objetivos, geralmente, são da ordem do desenvolvimento humano. Um coaching pode ser realizado para aprimoramento no campo das relações, liderança, gestão e controle emocional. A expectativa, concluído o treinamento, é de que haja melhoria na qualidade de vida como um todo.

Um programa de coaching, portanto, é estritamente pessoal, em que o coach buscará, por meio de constante motivação e investigação, aprimorar o coachee nos aspectos em que necessitar de mais apoio. Para ser um coach, portanto, o profissional precisa de grande capacidade de organização e disciplina.

Os principais tipos de coaching são voltados para:

  • Negócios
  • Melhorar Performance
  • Concursos
  • Vida
  • Carreira

Percebe-se pelas principais áreas de atuação, que o coaching é um programa de desenvolvimento de competências e habilidades humanas. Uma vez estimuladas, as capacidades do coachee poderão servir como ferramentas para o crescimento em outras áreas, abrangendo diversos segmentos. O coach atua como uma “bússola”, orientando e mostrando, valendo-se de seu preparo, o caminho a se seguir para a consecução dos objetivos.

Em países desenvolvidos, o coaching é um processo bastante empregado no treinamento de executivos e melhoria na qualidade de vida em grandes empresas. Na Inglaterra, quase 90% das empresas valem-se do coaching como forma de estimular sua força de trabalho.

O Brasil é um mercado em franca expansão para a atividade. De 2005 a 2011, a quantidade de profissionais atuando no segmento foi de 207%, segunda a Sociedade Brasileira de Coaching – SBC.

Donato Mingarelli, da Cezanne HR, que desenvolve softwares para setores de recursos humanos, entende que o coaching pode sim, facilitar a vida das pessoas e tornar funcionários e empresas mais produtivos “o conceito de desenvolvimento profissional não pode mais ser desvinculado do desenvolvimento humano e pessoal. Por isso nossa empresa investe em treinamentos nesse sentido, que vai se refletir na qualidade dos produtos que oferecemos.”