Existem diversos tipos de hérnia. Por definição, a hérnia é o escape parcial ou total de órgãos por um orifício que se abriu por má formação ou enfraquecimento dos tecidos protetores dos órgãos internos do abdome. Não existe idade para uma hérnia acontecer e podem ocorrer em crianças e adultos.

As vértebras compõem a coluna vertebral. No interior da coluna vertebral existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico que evitam o atrito e amortecem o impacto entre uma vértebra e outra. Quando estes discos sofrem um desgaste, forma-se a hérnia de disco.

Quais são as causas da hérnia de disco?

Hérnia de disco

As hérnias podem surgir devido à predisposição genética, impacto e desgaste na região, sedentarismo, dentre outros fatores. Carregar ou levantar muito peso também pode levar a um quadro de hérnia de disco. São diversos os sintomas que levam ao diagnóstico. O paciente geralmente procura ajuda por sentir muitas dores na região é acompanhado de queixas de formigamento, dor na coluna, e membros superiores ou inferiores, dependendo de onde se localize a hérnia.

O cirurgião Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, alerta que o diagnóstico deve ser feito por um especialista na área “somente um médico especialista pode fazer um diagnóstico preciso que deve levar em conta, além do relato detalhado do paciente, a análise de exames RX, tomografia e ressonância magnética que vão determinar o tamanho da lesão e a região da coluna está localizada”.

Melhores tratamentos para a hérnia de disco

O chamado tratamento clínico conservador recomenda o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, repouso do esforço físico e sessões de fisioterapia e até mesmo acupuntura. A intervenção cirúrgica só é indicada em casos graves, pois algumas hérnias podem comprometer as funções motoras. A cirurgia é indicada quando o paciente não responde ao tratamento chamado conservador.

Se você acredita que está com uma hérnia de disco consulte um especialista. Para evitar a formação de uma hérnia de disco, evite carregar peso em excesso, pratique exercícios de forma regular e moderada, além de evitar o excesso de álcool e o tabagismo.


 

Cuide bem da sua saúde!

Leia também:

Clínica Profisa é referência em tratamento de fisioterapia no Vale do Paraíba. Leia mais em Fisioterapia em São José dos Campos.