A hérnia de disco é uma das doenças de coluna mais comuns em pessoas sedentárias. Entretanto, não é frequente em pessoas jovens, já que uma das motivações da doença é o desgaste. O doença provoca dor e deve ser tratada e diagnosticada o quanto antes.
A hérnia se desenvolve quando o o disco intervertebral sai da sua posição original. Dessa maneira, ele irá, ao se mover, comprimir as raízes nervosas. Esses nervos se ramificam a partir da medula espinhal, que são provenientes da coluna espinhal. São as áreas que suportam mais carga e são bastante expostas ao movimento. A doença é muito comum nas regiões lombar e cervical. Os discos são constituídos por material cartilaginoso e tem elasticidade limitada. Eles existem para reduzir o atrito entre uma vértebra e outra.

Como tratar o problema

Hérnia de disco

O ortopedista Renato Bastos, da Orto Center, Clínica Ortopédica em Jacarepaguá, afirma que nem todo tratamento é baseado em intervenção cirúrgica “muitos casos são tratados com analgésicos e fisioterapia. O repouso é altamente indicado para que não seja necessária nenhuma forma de tratamento extrema, como a aplicação de esteróides e até mesmo intervenção cirúrgica. Lembrando que o ideal é sempre procurar ajuda médica ao menor sinal. É a melhor forma de não ter complicações por conta da doença”.
Para inicialmente evitar o problema, é ideal evitar o excesso de peso e as atividades que exponham o corpo a grande esforço. Entretanto, há grande evidência de que a doença possa ter origem na genética. São sintomas específicos da patologia dor nos braços e nas pernas, podendo haver dor nos membros inferiores, dependendo da posição do corpo para a manifestação dos sintomas. Prostração e formigamento, além de fraqueza pelo acometimento dos músculos das costas, são outras possibilidades de sintomas. Ao menor sinal dos sintomas, procure o médico ortopedista imediatamente.


 

Cuide bem da sua saúde!

Leia também:

Clínica Profisa é referência em tratamento de fisioterapia no Vale do Paraíba. Leia mais em Fisioterapia em São José dos Campos.