As certificações de caráter ambiental tiveram início em 1977, na Alemanha quando foi instituído o Anjo Azul, em reconhecimento às empresas que respeitassem o meio ambiente no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Ainda hoje o selo é oficialmente reconhecido pelo Governo alemão.

Com a aceleração na degradação de oceanos e do efeito estufa, o aumento da concentração de gases tóxicos nos grande centros urbanos e outros problemas causados pela ação humana, a importância da certificação ambiental aumenta cada vez mais.

Atualmente, o selo ISO 14001 emitido pela ONG IOS, é a mais importante certificação para as empresas que querem se adequar ao modo de produzir sustentável. Como toda certificação ISO, ela segue normas de controle muito bem definidas, e para que seja conferido a uma organização, é necessário detalhado estudo prévio ou mesmo a realização de consultoria.

A IOS estabelece três tipos de certificação ambiental, organizadas no conjunto de normas ISO 14020. São certificados mais específicos, que destacam determinadas qualidades de um produto em relação aos benefícios que trazem ao maio ambiente.

Os selos do tipo I pertencem ao Programa Selo Verde, e recebem a numeração 14024. Os de tipo II são da série Autodeclarações Ambientais, cujo número é 14012, e os de tipo III, de número 14025 chamam-se Avaliações de Ciclo de Vida.

Os selos ambientais nas empresas brasileiras

O órgão competente, no Brasil, vinculado à IOS para emissão do selo ISO é a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ABNT também é responsável pelas normas que definem o selo ISO 9001, que é a certificação de qualidade.

A autarquia federal que controla toda a padronização técnica para emissão de certificados de qualidade é o Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade, e exerce funções tanto consultivas, como normativas e de fiscalização e controle.

A primeira certificação ambiental no Brasil surgiu em 1993, com a instituição do Certificado de Qualidade Ambiental.

Empresas certificadas com selo da série 9001 e 14001, têm, portanto, enorme vantagem competitiva, e, certamente, estão à frente no mercado. Uma delas é a Ética Ambiental, consultoria ambiental coordenada pelo engenheiro Gelma Reis.

Segundo Gelma “receber selos de tamanha importância situa nossa empresa num patamar muito acima. Para o cliente, representa segurança, para o meio ambiente, uma garantia de sustentabilidade e para nós uma responsabilidade enorme, mas que abraçamos com satisfação”.