Dormir bem é fundamental para a manutenção de diversas funções biológicas. Quem dorme bem, além de ter mais saúde, mantém o estresse sob controle e tem mais energia para enfrentar as demandas do dia a dia. Porém, nem todos conseguem dormir bem por diversos fatores como ambiente desfavorável, colchão desconfortável e um vilão da saúde bem temido: a dor na coluna.

A coluna vertebral estende-se da base da nuca até o início do cóccix e é formada quase sempre por 33 vértebras, eventualmente 32 ou 34 vértebras, dependendo da estrutura do indivíduo, e são ligadas por articulações diversas entre si. Tem entre suas funções a sustentação e mobilidade do corpo, proteção de alguns órgãos e proteção e ramificação do sistema nervoso. Além disso, representa 40% do tamanho do ser humano. Por todos estes pontos é fundamental cuidar da saúde de sua coluna.

A presença de dor é um dos primeiros sinais de que algo pode estar errado com a coluna vertebral. Conversamos com o Dr. Renato Bastos, da Ortocenter, para entender melhor as doenças que podem afetá-la “entre as principais doenças, podemos citar a Hérnia de Disco, Lombalgia e a Escoliose. Todas podem atrapalhar o seu sono, pois causam dor em alguns casos e todas têm tratamento. O importante é procurar um médico especialista”.

Dor na coluna e sono

Outra doença que pode colocar a saúde da sua coluna em risco é a osteoporose, que acomete os ossos. A osteoporose ocorre quando deixamos de formar material ósseo novo suficiente para manter os ossos saudáveis e os ossos acabam ficando finos, fracos, o que pode causar fraturas. Hoje em dia, existem medicamentos modernos que ajudam a amenizar os efeitos da osteoporose, mas a prevenção ainda é a forma mais eficiente de se manter distante da doença.

Qual a posição ideal para dormir?

Para saber qual a melhor posição para uma boa noite de sono, Luciana Rocha, da Euro Colchões, associada ao Sleep to Live Institute, um dos centros de referência mundial no estudo e promoção da saúde do sono, esclarece “a melhor maneira de proteger a sua coluna é deitar-se de lado e apoiar um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. Se possível evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração”.

Segundo Luciana, a posição confortável varia de pessoa para pessoa. Além disso, ela aponta a importância de se escolher com critério na hora de comprar colchão e alerta “não existe o melhor colchão para todos. O mais importante é testar. Na loja mesmo, deite-se, e, se não se sentir seguro, escolha mais um pouco. Tenha calma e invista na sua saúde”.

Passar a noite em um colchão não apropriado para as suas necessidades pode gerar uma série de problemas, como câimbras e até as temidas dores musculares e nas costas. Em alguns casos mais graves pode até ocasionar ou agravar desvios na coluna. Informe-se, consulte um médico especialista e tenha uma boa noite de sono.