Drone Racing: uma modalidade esportiva que surgiu na Austrália em 2014, no qual os participantes disputam uma competição de velocidade com complexos aeromodelos de categorias, potência e tamanhos diversos, pilotados por controle remoto e que voam a mais de 200 km/h em circuitos insanos que desafiam a gravidade, com estilo underground e futurista que incluem LEDs iluminando os checkpoints, obstáculos e efeitos sonoros envolventes.

O piloto ‘enxerga’ em tempo real as imagens transmitidas pela câmera do drone para um óculos VR (realidade virtual), utilizando a tecnologia de FPV- First Person View (visão de primeira pessoa), em uma mistura de mundo real com videogame de corrida futurista, muito divertida!

O esporte já conta com dezenas de organizações oficiais no mundo como: FAI Drone Racing World Cup- realizada pela Fédération Aéronautique Internationale (Federação Mundial de Desportos Aéreos); MultiGP- a principal liga mundial de corrida de drones; DRL- Drone Racing League- uma famosa empresa de mídia que cria e transmite competições para diversos países e a “World Drone Prix”, a maior e mais lucrativa competição de drones do mundo que premiou a equipe vencedora em 1 milhão de dólares, realizada em Dubai, em 2016.

Os drones são gadgets muito desejados que estão cada vez mais se tornando populares. Para quem quiser iniciar neste universo, existem bons modelos comerciais disponíveis em sites de compras internacionais da Ásia a partir de $50 dólares, que apesar de simples, transmitem a imagem do aeromodelo ao vivo para o seu smartphone ou óculos VR. Os modelos profissionais com sistemas complexos de alta tecnologia e mais robustos chegam a custar entre $1000 e $2000 dólares, como o “GoPro Karma”, “Mavic Pro”, “Phantom 4 Pro” e “Inspire 2”.

Um dos drones comerciais mais velozes do mundo anunciado para 2017 é o “Yi Erida”, que foi desenvolvido por um subsidiária da Xiaomi, a concorrente direta da Apple na Ásia, construído em fibra de carbono e equipado com três rotores que o impulsionam a 120 km/h, além de contar com uma câmera de ação embutida: a “Yi 4K”, similar a linha GoPro, capaz de filmar em altíssima resolução criando vídeos cinematográficos (4K, 60fps, 100Mbps, com sistema “EIS” de estabilização de vídeo), além de fazer fotografias em RAW e também transmitir imagens para um smartphone ou óculos VR do piloto/usuário, um sonho de consumo!

Se quiser ir treinando em casa para aprender a pilotar um Drone, antes de adquirir um de verdade, existe um super simulador de PC desenvolvido oficialmente pela DRL: “The Drone Racing League: High Voltage”, disponível gratuitamente para download na Steam: https://goo.gl/NqqnmZ. Também existem campeonatos virtuais promovidos pela DRL, quem sabe você será o próximo campeão!?

Por Stevão Pacheco


Fonte: Instituto Cultural Brasil Estados Unidos

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Exercícios Cross-Fit