É coisa do passado achar que quem sente sono ou dorme depois do almoço é preguiçoso. O cochilo depois da refeição, a sesta, é uma prática comum na Espanha e na Itália, mas não no Brasil. Estudos apontam que é uma necessidade natural do corpo dormir após esta refeição, já que o corpo sofre uma queda na temperatura e boa parte do fluxo sanguíneo é exigido pela digestão. Mas apesar de ser uma necessidade, nos perguntamos quais são os benefícios da prática da sesta.

Consultamos Luciana Rocha, da Euro Colchões, que fabrica camas box, para tirar todas as dúvidas sobre o cochilo depois do almoço. A empresa é associada ao Sleep to Live Institute, um renomado centro internacional de estudo da saúde do sono que trabalha com engenheiros e cientistas focados no desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas que ofereçam benefícios reais para as pessoas e aumente a qualidade do sono.

Benefícios do cochilo

Sesta

O tempo que você descansa na sesta é determinante entre se sentir descansado ou cansado. Especialistas apontam que devemos fazer uma pausa que dure entre 20 e 40 minutos, não ultrapassando este tempo. Ao dormir, passamos por diversas fases, sendo o último denominado sono REM. Ao tirar fazer a sesta no tempo recomendado, nosso corpo não chega ao estágio mais profundo e o indivíduo consegue acordar relaxado sem estar grogue. Este breve cochilo melhora a memória e o processo de aprendizado.

É importante observar que se há uma sonolência constante mesmo descansando durante o período da tarde, a pessoa pode ter problemas relacionados ao sono noturno. Provavelmente o indivíduo pode estar dormindo pouco ou de forma fragmentada. Invista na compra de um bom colchão e em criar um ambiente acolhedor e confortável no seu quarto.

Caso perceba que o problema está relacionado à qualidade do seu descanso na parte da noite, não durma durante o dia e experimente deitar mais cedo para cortar o ciclo que está levando ao cansaço excessivo.

São diversos os benefícios da sesta: melhora o rendimento no período na parte da tarde, estimula a saúde do cérebro e a recuperação cardiovascular. Então da próxima vez que sentir aquele cansaço característico após o almoço, que tal trocar a visita à cafeteria por um saudável e rápido descanso?