Que a comunidade intelectual e política de São José dos Campos se lembre sempre da herança deixada pelo Professor Geraldo Vilhena e pela Profa. Elizabeth Liberato, do curso de Serviço Social/UNIVAP, agora com sua retirada da academia.

Os profissionais de serviço social local e regional devem muito a estes dois professores.

Partilhei com eles de grandes batalhas para diferentes alterações curriculares, da criação da Universidade da Terceira Idade e de vários círculos de discussão. Aprendi com eles o que sei sobre a formação e profissão de Serviço Social.
Esta saída é propícia para uma nova mudança no curso, afinal o mundo é líquido. A tarefa dos que permanecem é perceber, prevenir e provocar. São os atuais agentes das mudanças. Mudar é sempre fértil, pois permite aprender, no caminho que se escolher. A mudança regenera, vivifica. Para mudar é preciso deixar coisas, pessoas, formas de pensar e agir. O peso morto dificulta a mudança.

A mudança seja ela qual for encontra resistências, mas a maior resistência se encontra no interior dos agentes sociais. Sem auto-confiança, sem habilidade e capacidade para articular a visão, sem fortes convicções, sem comportamentos fora do comum a mudança não ocorre do jeito planejado. O aspecto humano é fundamental, pois são as pessoas tais como se apresentam que constituem o elemento central na mudança. Nenhum redesenho estrutural pode ter a eficácia esperada, sem se considerar as pessoas responsáveis pela mudança.

O adágio popular é relevante: “só se dá o que se tem”.

Será que ainda teremos um curso de Serviço Social/UNIVAP graduando profissionais compromissados com o social? Será uma pena caso isto não ocorra!

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

O que é o Enem

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

A taça de juros