A digitalização de acervo de papel, como documentos, teses, dissertações, artigos e livros é uma prática que tem se tornado a cada dia mais comum no mundo das tecnologias cada vez mais avançadas.

O mês de março, marca a passagem do dia do Bibliotecário, que sem dúvidas tem sua missão facilitada com a digitalização dos livros, pois seu objetivo é: “espalhar a informação e o conhecimento”.

E o que há de tão importante e vantajoso ao se optar pela digitalização de livros? O mais importante é a possibilidade de acesso por parte de uma maior quantidade de pessoas, mesmo distante da biblioteca, graças à internet.

Biblioteca

Segundo Val Guimarães, Diretora Comercial e de Operação da Mex Brasil empresa especializada em digitalização de documentos, a digitalização é um facilitador para ampliar o acesso aos livros.

Outra vantagem importante é que o documento em formato digital dispensa o manuseio dos livros, com um ganho adicional na preservação do acervo, principalmente em relação a obras raras. “Evitar o contato direto significa maior conservação e segurança para livro, principalmente quando se trata de obras raras ou exemplar único.” completa Val Guimarães.

No entanto, a profissional mostra, aqui no Vale Jornal, outros fatores, vantagens e importância para a digitalização de livros e acervos documentais:

  • Um maior acesso a coleções não acessível a todos
  • Preservação das informações
  • Redução de espaço e armazenamento
  • Acesso de todos os lugares, em qualquer momento

Segurança dos arquivos digitalizados

A disponibilidade e a facilidade de acesso aos livros em uma biblioteca, não quer dizer que esses materiais não estejam seguros e protegidos dentro da rede. Pelo contrário, como a digitalização de livros e acervos, o acesso pode ser restrito a algumas pessoas.

Cada trabalho de digitalização de documentos possui suas regras de acesso, de acordo com o que se pretende. O acesso pode ser estendido apenas a funcionários e restauradores, por um determinado período ou permanentemente, por exemplo.

Para acessar os arquivos, além de conter toda segurança, há os acervos que podem ser acessados gratuitamente, como os do Projeto Gutenberg que é a biblioteca digital mais antiga do mundo, localizada nos Estados Unidos e fundada em 1971 por um estudante da Universidade de Illinois. Mas existem também as bibliotecas que têm seus livros digitais, sem acesso gratuito, ou com gratuidade parcial.

A facilidade com a digitalização

Graças à digitalização de documentos, muito mais gente tem acesso a informações que sequer imaginava existir. Além disso facilita a busca por informações, sem a necessidade de ir a determinado lugar, com apenas um clique. O que antes era caro e cansativo, hoje é simples e bem mais acessível.