Diferenças entre a cerveja artesanal e a industrial
Uma cervejinha gelada, principalmente nos dias de calor, é uma boa pedida para reunir os amigos. Bom, já foi comprovado que a cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, e foi eleita uma paixão nacional.

A prova disso é que cada vez mais marcas e tipos de cerveja vêm sendo produzidos com o intuito de agradar a todos os paladares. Com tantas opções, os consumidores acabam não entendendo a diferença entre a versão artesanal e a industrial, e é sobre isso que vamos falar.

Estética

Por ser feita em grande escala, não há uma preocupação das empresas de cerveja industrial com a parte estética da garrafa e do rótulo, ao contrário das cervejas artesanais, cujos fabricantes se dedicam a pensar em uma embalagem mais elaborada justamente por conta da produção em pequena escala.

Produção

A produção de cerveja industrial tem o objetivo de atingir o máximo possível de consumidores , por isso, como já afirmamos, é produzida em larga escala. Não há nenhum problema nisso, mas a qualidade e autenticidade do produto podem sim ficar comprometidas no meio do processo.

O processo de fabricação da cerveja artesanal é o extremo oposto, pois ela é feita para um público consumidor mais seleto, portanto não são necessárias tantas unidades por dia e a quantidade de produtos químicos utilizados é bem menor.

Ingredientes

Mesmo que o indivíduo não seja um exímio degustador de cervejas, ao comparar uma cerveja industrial com a artesanal, ele logo sentirá a diferença de sabor entre as duas e provavelmente será capaz de identificar qual é qual.

Para economizar, os fabricantes de cerveja industrial misturam cerca de 60% de malte e os 40% de outros cereais, como arroz e milho.

No caso das artesanais, os ingredientes são mais nobres e selecionados, geralmente importados de países com tradição cervejeira como Alemanha e Bélgica. Além disso, os produtores também investem em sabores diferentes, incluindo chocolate.

Segundo Maria Marta, chef do Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca, “As cervejas artesanais, apesar de serem um pouco mais caras, têm conquistado muito os consumidores. No nosso restaurante oferecemos algumas marcas, e elas fazem muito sucesso”.

Bom, não dá para comparar uma com a outra, porque são estilos diferentes, para ocasiões diferentes. Mas sempre que houver um churrasco ou um jantar mais sofisticado, a cerveja será a convidada de honra.