Ao decidir comprar ou trocar um carro, os consumidores costumam ficar em dúvidas entre comprar um carro zero ou usado. Embora a opção pelo carro usado demande alguns cuidados, para que a economia seja realmente consolidada e não gaste com reparos, vale muito a pena comparar para fazer realmente um bom negócio.

Vamos apresentar algumas dicas, para quando você optar por um carro usado fazer um bom negócio. Vamos contar com a ajuda de Danilo Vasconcelos, proprietário da loja de pneus Dinamicar Pneus.

Dicas ao comprar um carro usado

Antes de comprar um carro usado, é muito importante que você teste o veículo. Fazer um test drive é indispensável, mas não suficiente para se chegar a uma conclusão definitiva sobre a compra do carro. Por isso, teste ao máximo, ande no veículo mais de uma vez antes de comprar.

Outro cuidado muito importe ao decidir comprar um carro usado é com o importado. Para Danilo Vasconcelos, ao optar por um carro fabricado no exterior, tenha uma atenção maior em relação à quantidade de donos anteriores e o tempo que a marca tem no país. Verifique a existência de uma rede de assistência técnica apropriada, pois facilita encontrar locais para reparos e reposição de peças.

É muito importante levar em consideração o fato de adquirir um carro que esteja ou não fora de linha. Caso não seja mais fabricado, é bom atentar para os preços, que oscilam bastante, afinal a manutenção e a reposição de peças tende a ficar mais difícil.

O principal item do carro usado que precisa ser verificado é o funcionamento do motor. Neste caso, é fundamental verificar todo tipo de barulho estranho ou até mesmo cheiro forte, sinais que podem indicar algum tipo de defeito, por isso, é muito bom ficar atento a todas as eventuais anormalidades.

Verifique a fumaça que sai do escapamento, em relação à cor. Em caso de fumaça preta, pode ser que algo esteja desregulado na mistura de ar e combustível, o que pode se resolver com a troca das velas. Fumaça azul pode significar queima de óleo, o que requer uma revisão mais completa. O normal é que a fumaça esteja branca.

Tenha um atenção especial em relação às marchas. Se estiver dificultando o engate ou ruídos, pode ser sinal de problemas com a caixa de marcha. Com os freios, pise no pedal com o carro parado e desligado. Mantenha a pressão no pedal e, ao ligar o carro, sinta o pedal cedendo levemente. O pedal deve subir aos poucos, não ficar imóvel.

Dê um atenção especial aos pneus do carro. Verifique se estão gastos, e, se estiverem desgastados, pode ser que isso indique pelo menos 30 a 40 mil quilômetros rodados. E veja se estão sendo gastos igualmente, do contrário, haverá necessidade de balanceamento e alinhamento.

Outra verificação obrigatória é o nível do óleo. Nesse caso, é preciso também checar a cor do óleo, que não deve estar muito escura. Se possível, deixe um mecânico de sua confiança fazer uma inspeção.

Especial atenção também deve ser dispensada à lataria do carro. Verifique a presença de emendas e também nos vidros, e, caso possua, pode ser indício de que o carro já sofreu alguma batida. Veja também se há diferença na cor, a lataria do carro normalmente tem entre cinco e seis anos de garantia de fábrica, por isso, procure verificar se há pontos de ferrugem (chamados de “podres”).