Quem nunca ouviu que isso ou aquilo prejudica o esmalte dos dentes que atire a primeira pedra. Mas poucas pessoas sabem os mitos e as verdades que rondam este assunto. Para começar, o que de fato é o esmalte dos dentes? É simples, trata-se do material fino e duro que reveste a dentina, que, por sua vez, é o material, igualmente resistente, que cobre a parte principal dos dentes. Ou seja, o esmalte é o que podemos chamar de a primeira capa do dente.

Segundo a doutora Marcelle Oliveira, dentista na Barra da Tijuca e que recebe diversos casos semelhantes em seu consultório, “O esmalte consegue resistir bem aos danos e às degradações, mas não possui nenhuma célula viva, então não é possível regenerar nenhuma parte lascada ou quebrada sem tratamento adequado”. Entretanto, é possível, com acompanhamento regular e precoce, restaurar ou substituir o esmalte perdido.

dicas-manter-restaurar-esmalte-dentes

O que provoca o desgaste do esmalte

Muitos alimentos podem realmente danificar o esmalte dos dentes. É importante evitar bebidas ácidas como refrigerantes e sucos muito cítricos, além de alimentos ricos em açúcar e amido. Algumas doenças gastrointestinais também facilitam o desgaste, pois causam deficiência na produção de saliva. Medicamentos como anti-histamínicos e aspirina são grandes inimigos do esmalte. Por último, escovar os dentes com muita força, rangê-los ou fazer uma higienização deficiente têm sua parcela de contribuição para o problema.

Os principais sinais

Quando os dentes começam a amarelar já é um indicativo de que a dentina está exposta. A partir daí, a dentição passa a ficar sensível a temperaturas elevadas, bebidas e doces. A superfície dentária apresenta lascas e rachaduras, evoluindo para depressões e buracos, além de ficarem extremante manchadas.

Maneiras de restaurar o esmalte

  • Primeiramente consultar um dentista para que ele lhe apresente as melhores formas de tratamento.
  • Utilizar pastas de dente com fluoreto. Elas são encontradas facilmente em farmácias e o dentista ainda pode receitar algumas com concentração maior do fluoreto, vendidas sob prescrição.
  • Usar antisséptico bucal com fluoreto para fazer gargarejos.
  • Também é importante usar um gel de fluoreto.
  • Fazer tratamento de remineralização consumindo vitamina D e suplemento de cálcio. Alimentos com óleo de coco e creme vegetal também são boas opções.
  • Visitar o dentista regularmente e não interromper o tratamento.

Mantenha seus dentes saudáveis

Depois da restauração, é importante diminuir consideravelmente alguns hábitos para que o esmalte dos seus dentes não seja prejudicado novamente. Por exemplo, ao invés de tomar refrigerantes, sucos e frutas ácidas e alimentos com muito açúcar todos os dias, tire um ou dois dias na semana para consumi-los.

Também evite antissépticos e cremes dentais com álcool, além de não ranger os dentes. Outra dica valiosa é, sempre que possível, mascar chicletes sem açúcar, pois eles contêm uma substância chamada Xilitol, que reduz a atividade bacteriana e também, devido ao movimento de mascar, aumenta a produção de saliva.

Entretanto, a doutora Marcelle ressalta que “é essencial que o acompanhamento odontológico seja uma constante na vida de todos, não apenas quando a saúde bucal está em risco”, ou seja, nada substitui o tratamento regular e contínuo com um dentista.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.