A corrida de rua é um esporte quem vem atraindo cada vez mais adeptos por vários motivos. Além de ser um esporte relativamente barato, você só precisa de um bom tênis, uma roupa adequada e espaço, ajuda a emagrecer, melhora o condicionamento físico, diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar e você ainda pode fazer muitos amigos, o que também faz muito bem à saúde. Sim, pois existe muito grupos de corridas, alguns empresariais, outros formados por amigos que combinam as atividades inclusive nas redes sociais. Observe também que número de provas de rua não para de crescer.

Corrida Outdoor

Mas antes de começar a correr você deve consultar um médico e verificar o seu condicionamento físico. Faça um check-up completo com um cardiologista, ortopedista e clínico geral. Está liberado para a prática esportiva? Então aproveite as dicas que preparamos para quem quer correr ao ar livre. Consultamos Sérgio Machado, do marketing da empresa Santa Carolina Gestão e Serviços, especializados em gestão em saúde empresarial, voltados para melhorar a saúde e o bem-estar de funcionários no ambiente corporativo, Sérgio preparou 5 dicas valiosas para a sua corrida ser um sucesso.

Escolha a roupa e assessórios adequados

Para praticar qualquer atividade física ao ar livre é importante se proteger do calor e do frio. Para fugir de temperaturas muito altas ou muito baixas escolha o melhor horário para o exercício e fique atento as roupas e acessórios adequados. No calor opte por roupas um pouco mais largar e com tecidos que não impeçam a sua transpiração e que facilitem a evaporação do calor. Não esqueça os óculos escuros. Já no inverno experimente a chamada segunda pele, produzida com tecidos leves e confortáveis que aquece sem atrapalhar a transpiração e os movimentos. Já o tênis não pode ser muito apertado e deve ser avaliado pelo seu ortopedista, pois cada um tem um tipo de pisada.

Hidratação

Independente da estação do ano em que você está, hidratação é fundamental durante todo o exercício. Quando transpiramos, perdemos líquido deixando o sangue mais espesso e a pressão arterial cai, além de comprometer o funcionamento de órgãos como fígado, coração e rins. Além disso a falta de hidratação ainda pode causar cãibra. Leve sempre uma garrafa de água ou isotônico com você e beba regulamente. Lembramos que a água de coco é um excelente isotônico natural.

Alimentação

Não pratique exercícios sem comer. Uma alimentação correta melhora o seu desempenho. É essencial que aja uma refeição balanceada antes do treino e pode comer carboidratos (pães, massas, etc) sem medo, pois este tipo de alimento fornece a glicose necessária para ser estocada em seu organismo. Ou se você quer emagrecer coma alimentos com baixo por carboidratos de baixo índice glicêmico (maçã, macarrão ou pão integral), que provocam a sensação de saciedade e não atrapalham a sua dieta. Após o treino o corpo está mais apto a absorver os nutrientes. É hora de comer carboidratos de alto índice glicêmico (arroz, batata) e proteínas (carnes, ovos, leite). Não esqueça das frutas, verduras e legumes que são uma boa pedida sempre.