A grande maioria da população brasileira sofre de algum tipo de alergia. As alimentares e as causadas pela poeira são as mais comuns. Em contrapartida, os grandes agravantes das crises alérgicas podem estar dentro da nossa própria casa, ou melhor, no nosso quarto, onde passamos cerca de oito horas por dia.

Para ajudar a manter o ambiente sempre a agradável, a Dra. Priscilla Filippo, alergista no Rio de Janeiro, dará diversas dicas de como manter o quarto de livre de ácaros e poeira.

A limpeza é o primeiro passo para se livrar dos ataques de alergia

“É muito importante fazer a higienização correta do quarto, pois um ambiente com alta proliferação de sujeira e dejetos é um campo minado para os alérgicos”, ressalta a alergista. É de extrema importância não varrer ou usar espanador, já que eles levantam muita poeira e podem ocasionar uma crise durante a faxina. Prefira fazer a limpeza de todo o ambiente com panos úmidos.

Vale ressaltar que um quarto arejado não acumula tanta poeira, portanto, é sempre bom deixar o ambiente respirar.

Preze pela boa conservação da sua roupa de cama

A cama é um lugar que, geralmente, acumula ácaros. “A primeira dica que eu posso dar é comprar uma cama antiácaros ou um protetor de colchão e travesseiro adequado. Mas, mesmo que essas providências não sejam tomadas, existem algumas medidas que podem amenizar muito, como trocar as roupas de cama pelo menos duas vezes por semana e revestir os cobertores com capas laváveis”, aconselha a Dra. Priscilla.

Pense bem nos seus itens de decoração

Muitas pessoas que gostam de carpetes e cortinas para decorar o quarto ou até outros cômodos da sala. Mas os pacientes alérgico precisam pensar bem se vale a pena, pois eles são grandes depósitos de ácaro e poeira.

Cuidado com os bichinhos

“Sei que é complicado não ter nenhum animal de estimação em casa, mas, caso tenha, não deixe que ele frequente o seu quarto e muito menos durma com você. Os pelos podem cair e ficar na roupa de cama e no ambiente, o que pode ocasionar uma crise alérgica grave”, alerta a Dra. Filippo.

Vale ressaltar que os bichinhos de pelúcia também representam um perigo aos pacientes, portanto, é melhor evitar.

Comer no quarto? Jamais!

Comer enquanto estuda, trabalha ou faz qualquer coisa no quarto pode parecer algo banal, mas para quem tem alergia é um dos piores hábitos.