Dia internacional da biodiversidade

No dia 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU). Um dos objetivos é conscientizar a população sobre a necessidade de proteger os ecossistemas e os biomas em todo mundo.

Biodiversidade é um termo usado para definir a variedade de organismos vivos que existem na terra: flora, fauna, fungos macroscópicos e microrganismos, abrangendo a diversidade de genes e a diversidade das espécies.

A questão ambiental no Brasil

No Brasil há uma estimativa em torno de 1,7 milhões de espécies vivas identificadas, no entanto, a quantidade existente sobre a terra não foi quantificada com precisão, mas calcula-se que são cerca de 100 milhões de espécies em todo o planeta.

Para o engenheiro Gelma Reis, da Ética Ambiental, empresa de consultoria ambiental no Rio de Janeiro, mesmo com essa quantidade toda, por meio das atividades do homem, as espécies e o ecossistema sofrem hoje verdadeira ameaça de extinção, mais séria do que em qualquer outra época histórica.

O especialista lembra ainda que a extinção das espécies vivas no planeta, é um fenômeno natural que faz parte do processo de evolução, mas nunca estiveram tão ameaçadas quanto atualmente.

Em que lugar está o maior risco

Segundo estimativas, levando-se em consideração as taxas atuais de desmatamento, nos próximos 25 anos, estaremos diante do desaparecimento de dois a oito por cento de toda espécie viva do planeta.

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Para o Ibama, que é o responsável por listar as espécie da fauna e da flora brasileira ameaçadas de extinção, há 219 espécies animais em vias de extinção
atualmente.

No Brasil foi assinada na ECO-92, no Rio de Janeiro, por 150 países, a regulamentação da Convenção da Biodiversidade, que depende da aprovação de projetos de lei.

Atualmente apenas os estados do Acre e Amapá possuem leis específicas sabre a biopirataria. Esses estados ficam na região amazônica, onde está a maior floresta do país, e também onde se concentra a maior biodiversidade

Para se instalarem nesses estados, empresas que exerçam, atividades potencialmente poluidoras precisam se adequar a regras, como possuir alguns selos e selos de qualidade ambiental.