Essa profissão é uma daquelas que a gente ama e odeia ao mesmo tempo. É como se fosse a nossa mãe: sempre dá os melhores conselhos pensando no nosso bem, mas que nem sempre seguimos com total exatidão. O nutricionista é um profissional que vem recebendo seu merecido destaque nos últimos anos e tem inclusive a sua própria data comemorativa, dia 31 de agosto. Mas qual a razão desta data ter sido escolhida?

A Nutrição no Brasil

Nesta mesma data, em 1949, surgia a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que depois teve seu nome alterado para Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas (FEBRAN). Mesmo com a organização criada, a profissão só passou a ser reconhecida na década de 1950, e tal lei só pôde ser sancionada em 1967. Hoje, ela é chamada de Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Onde a Nutrição atua?

”As pessoas acham que o nutricionista só trabalha no consultório, indicando reeducação alimentar para pessoas que precisam ganhar ou perder peso”, diz o Dr. Renato Bastos, sócio da Orto Center, uma clínica de ortopedia em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. “Não é só isso. Ser nutricionista é muito além. Ele pode, por exemplo, indicar uma refeição mais adequada para determinada empresa ou centro de treinamento esportivo, baseado na atividade em que atuam. Pode também indicar as melhores maneiras de manusear e higienizar os alimentos utilizados na indústria.”

Finaliza o Dr. Renato: “Ainda na indústria alimentícia, é o nutricionista quem elabora a tabela nutricional de tudo o que você come, e também quem pesquisa quais são os seus efeitos no corpo humano ou até mesmo desenvolve novos alimentos. Há uma gama muito vasta de possibilidades para quem deseja exercer a função.”