Quando o assunto é administração, muitas pessoas vão se identificar com o tema e com a profissão. Afinal, a carreira é uma das mais escolhidas em todo o território nacional. Ela foi criada no dia 9 de setembro de 1965 e é por isso que o dia foi o escolhido para a celebração desta profissão que é uma das mais importantes. Sem os conhecimentos aplicados, muitas empresas de extremo sucesso poderiam ter outro destino. A administração ajuda a traçar metas, gerir os recursos, determina o andamento pleno de uma organização.
Atualmente são executadas cerca de 800 mil matrículas por ano no curso de administração, sendo a cadeira responsável por 20% das formaturas de nível superior em todo o Brasil. Isso mostra que o país compreendeu que é preciso profissionalizar a gestão. Em 2005, 50% das empresas brasileiras quebravam por falta de pessoas capacitadas para gerenciá-las.
Por uma boa gestão administrativa passam todos os processos de uma empresa. Desde a seleção de uma equipe de trabalho, até a gestão de recursos financeiros, tudo é idealizado pela área administrativa que é o coração da gestão. Compete ao setor também zelar pelo quadro de funcionários, colocando no planejamento todo e qualquer tipo de elementos que ajude o pleno desenvolvimento das funções.

Qualidade de vida nas empresas passa pelas mãos dos administradores

Dia do administrador

São dos administradores as maiores decisões de uma empresa, afinal, todo o planejamento, a organização, o direcionamento e o controle passam pelas decisões dos gestores. É parte de suas funções zelar pelo bem estar dos colaboradores e passam pelas mãos desses profissionais a qualidade de vida nas empresas. As melhores do mundo possuem formas de operação que visam sempre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Já é uma realidade em todo mundo a revisão na forma de atuação, onde as pessoas têm mais liberdade para desenvolver seus trabalhos e atingir suas metas. Sérgio Machado, da Santa Carolina, empresa de gestão de saúde empresarial, ressalta o quanto é importante contar com pessoas equilibradas e dispostas a abraçar um projeto idealizado “os erros de gestão podem ser decisivos no futuro de uma empresa. Se ela se torna um local indesejado para se trabalhar, é fato que os resultados práticos vão reduzir igualmente. Quem faz o planejamento, deve se lembrar disso”, afirma.
Os grandes nomes da área são, na verdade, líderes de grande capacidade de gestão. Para ser administrador não basta cursar a universidade e sair com o diploma. É muito mais que isso. É preciso ter vontade de vencer desafios, quebrar paradigmas, sair do lugar comum. Só assim uma empresa deixa a mediocridade e passa à excelência. É pelas mãos de pessoas capacitadas que o sucesso passa a ser apenas uma vírgula em todo o processo que precisa contar com o preparo e a intuição dessas profissionais! Parabéns a todos os Administradores.

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Semana do Urologista