O tratamento para o câncer de próstata e sua cura ainda dependem do diagnóstico precoce e de exames de pouca precisão, como o de toque retal e de PSA, antígeno anti prostático, que em doses elevadas na corrente sanguínea pode indicar a presença de um tumor.

Modalidade de neoplasia – reprodução anômala de células – mais comum entre homens, o câncer de próstata pode levar muitos anos para se desenvolver e em alguns casos podem permanecer no organismo por toda uma vida e não apresentar sintomas.

Quando apresenta sintomas, o tumor cancerígeno na próstata geralmente se manifesta em problemas ao urinar, sendo a urgência e constantes idas noturnas ao banheiro as mais comuns.

Câncer de prostáta

A indicação de tratamento varia bastante, e depende da fase em que é detectado o tumor. Uma das possibilidades que mais apresentam chances de sucesso é a prostatectomia radical, embora existam outras formas menos radicais, como o uso de medicamentos ou a quimioterapia.

O que a medicina tem descoberto sobre a doença

Recentes descobertas em pesquisas na Universidade do Novo México apontam para a detecção mais precisa do câncer de próstata pela redução de dois tipos de moléculas, o PCA3 e o PRUNE2. Experiências com animais foram conclusivas em detemrinar que a diminuição de uma ou de ambas é indicador seguro para o surgimento de tumor na próstata.

O urologista Paulo Salustiano, que faz parte de clínica de urologia em Ipanema, Rio de Janeiro, acredita que a nova forma de diagnóstico será um marco no tratamento “a questão crucial para o sucesso ao tratar do câncer prostático é diagnosticar precocemente. Por isso, essas descobertas podem ser decisivas para definir uma nova fronteira científica em termos de pesquisas em novos medicamentos”.

Enquanto as pesquisas não são repassadas ao público, o mais indicado para evitar o câncer de próstata é manter hábitos saudáveis, dieta balanceada, e, se tiver histórico familiar da doença – ou se for negro, etnia mais suscetível ao câncer de próstata – realizar o exame de toque pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.