Universitários de Lorena e Belo Horizonte vencem o TBS 2020

Primeiro Torneio Brasileiro de Sustentabilidade revela vencedores do Grupo 5 Categoria Universitários

mm
Publicado em dezembro 19, 2020, 2:52 pm
6 mins

O 1º TBS – Torneio Brasileiro de Sustentabilidade revelou os dois últimos vencedores do grupo 5, divididos nas categorias de quem trabalha com latas de alumínio ou sustentabilidade em geral, iniciativa do Instituto Alpha Lumen e da Ball Corporation, utilizando como critério de avaliação a adequação do tema, criatividade e inovação, pesquisas e referências bibliográficas, uso da gestão orçamentária e impacto social.

Os trabalhos foram realizados em duas fases com o envio de vídeos e avaliados por uma banca examinadora composta por especialistas de diversas áreas, como docentes da Educação e parceiros que atuam com o Meio Ambiente no mercado de trabalho. A votação final foi com o júri popular como complemento da nota em votação online.

A categoria alumínio apresentou o projeto sob o tema Transformação de Embalagens de Alumínio em Produto de Alto Valor Agregado, com o responsável Diego Henrique Alves Lopes, da Universidade de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte/MG. E, dividiu o pódio, com o projeto Cigana, de Yasmim Takeiti Chagas, da Universidade de São Paulo (EEL-USP), na cidade de Lorena/SP.

A instalação de unidades produtivas de reciclagem de latinhas de alumínio em ambientes relevantes é o objetivo do projeto da categoria alumínio, que também quer envolver catadores locais no recolhimento da matéria prima. Já na outra categoria, a problemática da falta de acesso aos alimentos seguros e nutritivos é o tema central. Isso porque há um desperdício do bagaço de malte nas indústrias cervejeiras do país que chegam a produção de cerca de 1 milhão e 700 mil toneladas anualmente.

O material das empresas pode ser reaproveitado e a proposta do projeto Cigana é fazer pães com a receita do bagaço de cevada maltada e adição da massa do pão. “A matéria prima dos produtos é conseguida gratuitamente através de parcerias com cervejeiros locais, pois nessas pequenas produções a cevada maltada é descartada. Assim, conseguimos fechar o ciclo de vida do malte ao reutilizá-lo nos nossos produtos”, declara Yasmin.

No assunto da reciclagem de latinha que é difundido por todo o Brasil, são três as problemáticas para a sustentabilidade. A primeira é o resíduo produzido durante a recuperação das latas, a segunda é o gasto energético do processo e a terceira são as condições de trabalho desumanas que os catadores de material reciclável estão sujeitos.

Valorizar os catadores e a reciclagem de latinhas de alumínio sem a produção de resíduos tóxicos, assim como a produção da receita simples, saborosa, nutritiva, inovadora e que também gera alto valor agregado são alternativas de rentabilidade e benéficas ao Meio Ambiente. Temas vencedores do TBS 2020 que, assim como outros projetos, tiveram a responsabilidade de inserir a sustentabilidade como reflexão e princípios de mudanças sérias e inovadoras.

Os participantes atuaram como multiplicadores do conhecimento e espalharam informações para suas famílias e comunidades ao gerar impactos positivos. Além disso, buscou-se a proximidade com a Agenda 2030 e com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Organização das Nações Unidas.

Os agradecimentos são para os educadores, estudantes, escolas, organizadores e familiares que enfrentaram um ano de pandemia mundial e acreditaram no TBS com a participação de mais de 586 estudantes inscritos de todos os lugares do Brasil. Criatividade, inovações tecnológicas e a certeza de que a sustentabilidade é assunto sério fizeram o sucesso que fez este TBS 2020, até o ano que vem!

CONFIRA OS VENCEDORES DO GRUPO 5 CATEGORIA UNIVERSITÁRIOS:

GRUPO 5 – Projeto Alumínio

Projeto: Transformação de embalagens de alumínio em produto de alto valor agregado.
Responsável: Diego Henrique Alves Lopes
Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte – MG


GRUPO 5 – Projeto Gerais

Projeto: Projeto Cigana
Responsável: Yasmim Takeiti Chagas
Universidade: Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)
Cidade: Lorena – SP

Veja também os Vencedores dos Grupos 1, 2, 3 e 4 na publicação Torneio Brasileiro de Sustentabilidade revela projetos alinhados com os objetivos da Agenda 2030.

Acompanhe tudo na Página Oficial do Torneio Brasileiro de Sustentabilidade.


Fonte: Instituto Alpha Lumen / Jornalismo Colaborativo

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.