Um dos problemas que mais assusta o mundo contemporâneo é a obesidade. Ela já atinge não só os adultos, já que crianças de diversos países estão mais pesadas na média. A perda de peso torna-se um verdadeiro desafio para muitas pessoas com patologias endocrinológicas ou mesmo metabólicas. Isso as torna suscetíveis a inúmeras doenças que deixam a sua qualidade de vida extremamente prejudicada. Portanto, é uma condição que deve ser evitada e controlada ao longo do tempo.

O controle alimentar é a forma ideal de evitar o excesso de peso, mas em casos extremos, pessoas de todo o mundo recorrem as cirurgias bariátricas, ou gastroplastia. Ela é indicada para pessoas que apresentam o IMC acima de 35Kg/m². O IMC é o índice de massa corporal e ajuda a definir os padrões de normalidade corpórea, assim como a circunferência abdominal. A cirurgia bariátrica é a esperança de diversas pessoas em conseguir uma vida melhor. O procedimento é dividido em três tipos.

    • Cirurgias desabsortivas – há retirada de parte do estômago e também evita-se que os alimentos passem por todo o intestino delgado onde são retirados os nutrientes absorvidos pelo corpo. Entretanto, essa modalidade não reduz muito a ingestão de alimentos.
    • Cirurgias gastrorrestritivas – São aquelas onde o emagrecimento se dá pela redução do tamanho do estômago. Tudo que é ingerido fica alocado na parte útil do estômago, provocando sensação de saciedade. São usados anéis para fazer a redução.
    • Cirurgias mistas – São aquelas em que o estômago é reduzido por meio de anéis, diminuindo também a quantidade de alimentos ingeridos, mas, também é feita a realocação do trato intestinal, reduzindo a quantidade de alimento absorvido pelo corpo.

Qualidade da cirurgia faz toda a diferença

Cirurgia bariátrica

Por ser bastante invasiva, a cirurgia bariátrica é cercada de cuidados antes, durante e depois de sua execução. Afinal, mexe-se com órgão de extrema importância. O Cirurgião Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, fala da importância da precisão nesse tipo de intervenção “é um procedimento que visa melhorar a qualidade de vida geral dos pacientes e que, portanto, a qualidade dos profissionais e principalmente do materiais cirúrgicos é um diferencial, principalmente na recuperação”.