Para dormir melhor, ligue o celular!

Impossível nos dias de hoje fugir da exposição excessiva da tecnologia. Smartphones nos acompanham em todos os lugares e em todos os momentos. Diversas pesquisas e especialistas apontam que devemos “desligar” um pouca da tecnologia para se ter uma boa noite de sono.

Em parte, esta afirmação é verdadeira, pois a luz emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos, como telefones, tablets e computadores, atrapalham o sono. O corpo precisa estar em um ambiente escuro e tranquilo para relaxar completamente. É uma necessidade biológica, não temos como fugir.

Mas, se você é daquelas pessoas que não desliga seu amado smartphone por nada nesse mundo, ele não precisa ser sempre o vilão que não te deixa dormir. Existem diversos aplicativos desenvolvidos exatamente para ajudar pessoas com dificuldade de dormir a ter uma noite mais tranquila.

“O uso de música, palavras de relaxamento e até mesmo a meditação são grandes aliados para quem sofre com insônia na busca por uma noite reparadora de sono e a ciência há muito tempo sabe disso”, declara Vivian Cardoso, representante de marketing da Euro Colchões, empresa de colchões e camas box. A empresa firmou parceria com a Sleep To Live Institute, uma instituição que se dedica a pesquisar e divulgar informações sobre a saúde do sono e é referência mundial no assunto e divulga constantemente novas pesquisas e descobertas na área.

 

Aplicativos para dormir melhor

aplicativos-dormir-melhor

 

Independentemente de crenças religiosas, a ciência reconhece o valor da meditação para o bom funcionamento do cérebro e também para a saúde. Através da respiração controlada na hora da meditação, os batimentos cardíacos ficam mais tranquilos, a pressão arterial funciona melhor e a meditação ajuda no tratamento de pessoas que sofrem de ansiedade e estresse. Na hora de dormir recorra a aplicativos que ajudam e até mesmo ensinam a meditação, como o CALM – MEDITATE, SLEEP, RELAX e o HEADSPACE, todos gratuitos e disponíveis para IOS e Androide.

Se a música te ajuda a relaxar, que tal experimentar o aplicativo Relax Melodies. Ele reproduz sons da natureza e também músicas suaves, ajudando inclusive a quem faz ioga e meditação. Mas se você só quer curtir um som suave é só colocar o fone, selecionar os seus sons preferidos e marcar um tempo para que ele desligue sozinho e pronto! O Relax Melodies está disponível para IOS e Androide e é gratuito.

O Sleep Better tem uma função um pouco diferente dos aplicativos citados anteriormente. Você programa ele de acordo com o seu dia e ele desperta na hora calculada em que você deve sentir um leve sono durante o dia. Para que serve essa função? Ele constrói uma memória da qualidade do seu sono e sonhos também e vai mostrando em gráfico como anda sua qualidade de vida.

Estamos tão imersos na tecnologia que o ideal é a usarmos a nosso favor e não para gerar ainda mais estresse.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.