Uma prática bastante comum no mundo das cirurgias plásticas hoje em dia, é a rinoplastia. Esse procedimento é considerado pela maioria dos médicos o que necessita maior precisão na hora da cirurgia. O acerto ou erro é medido em milímetros.

Rinoplastia

Ela visa melhorar a proporção nasal e harmonizar o nariz com as outras partes do rosto. E assim deixar a face mais atraente, pois para isso ela deve apresentar certas proporções entre suas estruturas, e o nariz ocupa a posição central.

Para nos responder algumas perguntas sobre a cirurgia plástica no nariz, contamos com a ajuda do Dr. Moises De Melo, que é responsável por uma clínica de cirurgia plástica na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Perguntas frequentes sobre rinoplastia

Poderei ter um nariz parecido com o de alguém que eu já conheço?

Nenhuma cirurgia plástica é feita para deixar alguém parecido com outra pessoa. Elas são realizadas para melhorar a aparência do paciente e nunca têm um resultado pré determinado.

O que pode ser modificado pela rinoplastia?

Tamanho, largura, desvios nasais, alteração na ponta, narinas largas e retirada de “calos”. Algumas sequelas de acidentes podem ser alteradas também.

Terá cicatriz aparente?

Algumas técnicas permitem que a cirurgia seja feita por dentro, sendo assim não haverá marcas externas. Em outros casos o paciente terá uma cicatriz na columela nasal (porção do nariz que é próxima ao lábio), que é quase imperceptível.

O pós operatório é dolorido?

Não. A operação é praticamente indolor. O único desconforto pode vir da alteração da sensibilidade nasal, e que é normalizada em no máximo dois meses.

Como são os curativos?

Caso tenha sido necessária uma fratura nasal, será utilizado um gesso especial de plástico durante 7 dias. Nos outros casos será utilizado uma fita de micropore por cerca de duas semanas para manter as partes operadas no lugar correto.

Quais cuidados devo tomar no pós operatório?

Evitar exposição ao sol por no mínimo 3 meses.

Não ingerir alimentos quentes nem duros nos primeiros dias.

Elevar a cabeça na hora de dormir.

Utilizar soro nasal.

Lembre-se que as cirurgias plásticas nasais são sempre estudadas levando em conta a parte funcional além da estética. Afinal, respirar bem é mais importante do que ter o nariz desejado.