Mulher de 40 anos sorrindo em campo de flores amarelas | Como viver bem com a menopausa

A menopausa ocorre quando há a diminuição dos hormônios responsáveis pela fertilidade feminina e seus ciclos menstruais. Ela apresenta diversos sintomas, mas a manifestação e intensidade deles depende do organismo e estilo de vida de cada mulher. Enquanto algumas não sentem quase nada, outras são muito afetadas.

Assim como os sintomas, a idade em que a menopausa afeta a mulher também varia. “A maioria das mulheres costuma começar a sentir os efeitos da menopausa próximo aos 50 anos, mas em algumas vezes os sintomas podem se manifestar antes dos 40 ou até depois dos 50”, diz a Doutora Lucianne Tannus, endocrinologista da Clínica Inova, clínica de estética no Rio de Janeiro.

Sintomas da menopausa

Dentre os diversos sintomas da menopausa, um dos que mais se destacam é a irregularidade da menstruação ou até sua ausência por doze meses. A mulher também pode sentir ondas de calor repentinas e dificuldade pra dormir, que também pode ser acompanhada por suores noturnos em excesso.

Cansaço em excesso, alterações de humor, secura vaginal, queda dos cabelos e diminuição da libido também são incômodos que podem ocorrer quando o organismo é afetado pela menopausa. Infelizmente são sintomas difíceis de ignorar, mas que podem ser controlados e tratados.

Tratamento da menopausa

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da mulher que passa pela menopausa, existem diversos tratamentos alternativos para seus sintomas, como a fitoterapia, que utiliza de plantas medicinais que funcionam no organismo como os hormônios femininos. A acupuntura também pode ser uma alternativa, pois fornece o estímulo preciso anatômico para amenizar os sintomas apresentados.

Uma opção também é a homeopatia, que é um tratamento individual de acordo com o organismo da paciente. Diante dos sintomas de cada mulher, é realizada uma avaliação e o médico irá recomendar remédios homeopáticos que podem auxiliar diante dos sintomas mais fortes, substituindo as substâncias que não são mais produzidas pelo corpo feminino na menopausa.

Um dos métodos mais efetivos é a reposição hormonal, indicado para mulheres que têm os sintomas da menopausa muito intensos. A reposição é realizada através de uma combinação de estrógeno e progesterona, trazendo principalmente a redução das ondas de calor. “O estrógeno também pode ser recomendado em pomada para aplicação na região vaginal para evitar a secura vaginal e as dores e incômodos acarretados por ela”, conclui a especialista da Clínica Inova.