Como promover o bem-estar dos funcionários?

Promover o bem-estar do funcionário e investir na sua qualidade de vida resulta em melhor produtividade e satisfação com o trabalho. E aplicar políticas que promovam a qualidade de vida dos colaboradores não é tarefa apenas para grandes empresas. Segundo Donato Mingarelli, responsável pela Cezanne RH no Brasil, as pequenas e médias empresas podem até realizar essa tarefa com mais facilidade devido ao número reduzido de colaboradores. Confira algumas dicas para promover o bem-estar dos funcionários dentro da sua empresa.

Ofereça um ambiente adequado

Antes de mais nada, é preciso conferir se a empresa oferece os recursos e equipamentos necessários para que os funcionários consigam exercer bem as suas funções. Isso inclui ficar atento a aspectos básicos como segurança, iluminação adequada, condições favoráveis de temperatura, equipamentos funcionando em perfeito estado etc.

Reduza os níveis de estresse

Sabemos que o estresse é um dos grandes vilões da sociedade. Uma boa maneira de combater esse problema é oferecer aos funcionários os treinamentos e informações de que necessitam para tomada de decisões. Assim os colaboradores ficarão menos apreensivos em situações de pressão.

Estimule os funcionários a praticarem atividade física

Um dos problemas que mais acomete a população, principalmente aqueles que trabalham em escritórios, é o sedentarismo. As empresas devem promover a prática de exercícios físicos dentro da empresa, seja organizando sessões de ginástica ou aulas de alongamento. Também vale fechar um convênio com alguma academia próxima.

Permita rotinas flexíveis

Todas as pessoas precisam resolver problemas pessoais, realizar um curso ou especialização, ir ao médico, entre outras questões. Por isso é importante que a empresa permita a flexibilidade não só de horários, mas também ofereça aos funcionários a chance de trabalhar em outros locais que estimulem a criatividade, como uma biblioteca, uma cafeteria ou em home office.

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Quando o armário é aberto

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

O que é o SISU?