Trabalhar em uma empresa, com carteira assinada e horários fixos não é a realidade de todos os profissionais. Também é possível trabalhar como freelancer, oferecendo seus serviços e habilidades, através de contratos para cada serviço ou por tempo determinado. É uma alternativa para quem precise aumentar a renda para pagar as mensalidades da faculdade ou para criar uma boa carteira de clientes.

É possível assumir projetos nas mais diversas áreas, como tecnologia, comunicação, traduções, design e muitas outras.

Para conseguir os primeiros trabalhos, um bom ponto de partida está nas redes sociais. Pesquise grupos em suas áreas de interesse e ofereça seus serviços. Crie um perfil profissional, destacando suas habilidades e experiência. Aproveite seu networking,  amigos e conhecidos também podem se tornar clientes.

Há também sites como o Getninjas e o Logovia que prometem fazer o intermédio entre profissional e clientes, cobrando comissões por cada trabalho contratado, mas é preciso ter cuidado.

Procure se informar sobre a confiabilidade dos sites antes de se cadastrar, se não atrasam os pagamentos e sua política de privacidade. Cuidado nunca é demais na hora de informar seus dados pessoais.

Conforme for conseguindo mais experiência, mais trabalho acabará vindo naturalmente e é preciso estar atento para não aceitar mais trabalhos do que é possível concluir sem atrapalhar seus estudos. Lembre-se que a reputação é tudo para o profissional que não tem o respaldo e a estrutura de uma empresa atrás de si, nunca deixe de cumprir os acordos e prazos.

Trabalhe com garra e honestidade, zele por seu nome e o trabalho freelance pode se mostrar uma grande ajuda na busca por seus objetivos.

Blog do Quero Bolsa