Um botãozinho no meio do seu painel pode fazer toda a diferença na sua segurança. Muitos nem sabem qual a função, mas ao lado do liga/desliga do ar-condicionado fica o botão do recirculador. A função deste sistema é liberar o fluxo de ar entre o ambiente interno e externo, fazendo exatamente o que o nome diz, a recirculação do ar. Isso é extremamente importante para sua saúde, devido à concentração de CO2 dentro da cabine. Entenda!

Ao fechar o sistema, nenhum ar externo entra no habitáculo, local onde as pessoas ficam dentro do carro. Com a falta de oxigênio consumido pelas pessoas, a quantidade de CO2 provocada pela respiração aumenta seus níveis dentro do carro. Dessa maneira, com tal circunstância, aumenta-se a possibilidade de sonolência ao volante.

Situação se agrava com aumento do cansaço

Se a situação de aumento de CO2 no carro de deparar com um cansaço, sono ou estafa por conta de trabalho e até mesmo de um retorno de uma festa à noite, você poderá ter problemas sérios. Nestas circunstâncias, o controle deve ser ainda maior sobre a recirculação para que o motorista não adormeça ao volante, provocando acidentes. Ainda há uma outra avaliação a se fazer. Em caso de cansaço extremo, parar é ideal.

Avaliação de condições para dirigir deve ser tão criteriosa quanto a de manutenção preventiva

Elementos como troca de pneus, manutenção dos freios e outras condições técnicas deve ter um cuidado todo especial por parte do motorista e proprietário. Mas há outra medida tão impactante como as questões técnicas que deve ser muito bem pensada. Se o motorista não tem condições, é melhor esquecer o volante. Danilo Vasconcelos da Dinamicar Pneus, Loja de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre essa questão: “Da mesma forma que muitos chegam com os pneus no limite, quando já passou e muito o tempo de trocar, é perceptível que muitas pessoas dirigem sem condições físicas”, conclui o especialista.

Só dirija em condições!