Embora a disfunção erétil seja um problema que envolva a saúde do homem, ela também afeta a parceira, prejudicando a harmonia entre o casal.

O melhor caminho para enfrentar essa situação é contando com a ajuda de sua parceira. Lidar com o problema em parceria é fundamental, podendo ser o diferencial para o êxito no tratamento da disfunção erétil.

Como lidar com a disfunção erétil

Quando o homem apresentar um problema de ereção, é bom que ele adote uma atitude discreta e não tire suas próprias conclusões, antes da confirmação médica. Porém, antes mesmo de procurar um médico, pode-se fazer uma avaliação para confirmar se há sintomas desse problema masculino.

Sintomas da disfunção erétil

Dificuldades para atingir ou manter uma ereção, em pelo menos uma a cada quatro vezes que for ter relação sexual, caso isso ocorra por mais de um mês, é sinal de que o médico urologista deve ser procurado.

Demorar mais tempo do que o normal para se chegar a uma ereção, ou mesmo ser mais difícil em certas posições na hora da relação também é um sintoma a se considerar.

Observar se a ereção está sendo menos intensa do que antes e verificar se as ereções espontâneas pela manhã são menos frequentes também são sintomas de disfunção erétil.

Por que falar com sua parceira sobre disfunção

Geralmente, quando os homens se deparam com a ejaculação precoce, se sentem em estado de inadequação, ansiedade e baixa autoestima, podendo chegar a depressão e apresentar agressividade.

Nos relacionamentos íntimos, o homem com EP, às vezes evita manter relações com sua parceira e ela, em alguns casos, pensa que fez algo de errado ou que perdeu a capacidade de atração.

Porém, é bom que o homem tente falar sobre a disfunção erétil de forma aberta, para evitar que a situação saia de controle. A falta de comunicação é sempre prejudicial.

Mais sobre a Disfunção Erétil

No Brasil, há cálculos que apontam para 30 milhões de homens com algum problema de ereção. Segundo o Dr. Paulo Roberto Salustiano, da clínica Vivace – Saúde do Homem, a ejaculação precoce é o mais comum dos problemas que causam a disfunção. Ele ainda lembra que a disfunção erétil prejudica a ereção e diminui a duração ou evita que ela chegue a ocorrer.